segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PEDAGOGIA DA RODA UMA FORMA DIFERENTE DE PENSAR A EDUCAÇÃO


                              Tião Rocha, que deixou de ser professor para ser educador, já mostrou que o processo de ensino-aprendizagem pode ocorrer até debaixo de um pé de manga.

     Para responder à pergunta “é possível ter boa educação sem escola?, feita por ele mesmo, certa vez, durante uma entrevista em um programa de rádio, o antropólogo e educador popular Tião Rocha  foi para a prática. Ele e 26 ouvintes que aceitaram o seu desafio trataram de juntar garotos que, sentados em roda, ao ar livre, elencaram os temas que queriam aprender . Isto ocorreu na periferia de Curvelo, no sertão de inas Gerais.
     É assim que nasce a pedagogia de roda. E com ela Rocha comprovou que o processo de aprendizagem pode acontecer até embaixo de um pé de manga, desde que tenha bons educadores e que se entenda que educação  não é uma via de mão única. Esta pedagogia está dentro do Projeto Sementinha que virou política pública em 25 municípios e cinco estados e está sendo desenvolvido em três países.
     Há 32 anos, Rocha idealizou o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPDC), que se dedica a encontrar novos caminhos para a aprendizagem.  Na semana passada, ele esteve em Londrina para participar de um congresso realizado pelo Colégio Marista e conversou com o JL.
Entrevista     Tião Rocha, antropólogo e educador popular
                          ‘O EDUCADOR É AQUELE QUE APRENDE’
JL: Como você começou a se dedicar à educação popular?
Tião Rocha: Fui professor durante boa parte da minha vida. Em determinado momento, quando era professor na Universidade Federal de Ouro Preto, tive uma coisa que os americanos chamam de insight e lá em Mina Gerais chama de clarão. Não queria mais ser professor, queria ser educador.

Qual a diferença?
O professor é aquele que ensina. O educador é aquele que aprende. E para ensinar você não precisa saber,  basta retransmitir idéias alheias. Enquanto estava no lugar da “ensinagem” não precisava acreditar no que estava falando, simplesmente cumpria um programa  reproduzindo uma idéia que nem sempre era minha. Ao mudar de lugar, você começa a ter de ouvir o outro para ver onde o outro está  e como ele percebe o mundo. Aí só faz sentido o que tenho para levar para o outro se aquilo  me faz sentido. Então. ( não se trata) do que li, mas daquilo que acredito, é vivencial.

O que é educação para você?
Educação é uma coisa que só acontece no plural. Não existe educação no singular. O eu sozinho não educa. Para educar são necessárias no mínimo duas pessoas: o eu e o outr

Você não fala aluno, mas outro. Como deve ser o olhar do educador para o outro?

Entre o eu e o outro o que existe é uma relação de troca entre pessoas diferentes. Aí é preciso desconstruir outra lógica e passar a olhar o outro como diferente e não como desigual, sem criar analogia de classificação do outro a partir de estereótipo ( ele é preto, ele não estudou, ele é feio, ele é gordo). Esse exercício é a grande aprendizagem   como educador.

Como deve ser um bom educador?
O bom educador é aquele que consegue construir uma pedagogia própria. Ele não fala entre aspas, ele fala com autoria sobre qualquer tema. Ele fala sobre o que refletiu, metabolizou, incorporou e transformou como valor. E ele consegue aprender o outro. Mas essas coisas são microscópicas, então você tem de  perceber o outro na sutileza. A aprendizagem se dá a partir da parte cheia do copo e não preenchendo a parte vazia.

Como você avalia a escola hoje?
Se parece muito com uma fábrica, com sua linha de produção: com um hospício, com seu conteúdo anacrônico; com uma cadeia, com suas grades; com um quartel, porque tem hierarquia. Ela só não se parece com um lugar de aprendizagem. Essa  escola está sendo cada vez mais questionada, porque não consegue mais dar sentido às pessoas. Mas vejo que já estão discutindo novos caminhos. Têm escolas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas  Gerais, Piauí que se transformaram quando educadores e comunidade se assumiram. Mas ainda é um caminho longo. ( Reportagem de ERIKA PELEGRINO, erikap@jornaldelondrina.com.br publicada pelo JORNAL DE LONDRINA, domingo 28 de setembro de 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares