sábado, 11 de outubro de 2014

DEFORMADOR DE OPINIÃO


     Se há alguma coisa que não sou e nunca serei é “formador de opinião”. Jamais conseguirei mudar o pensamento de alguém; se aconteceu uma vez ou outra, foi por acaso, o mesmo acaso que leva um relógio parado a acertar duas vezes  por dia. Acredito mesmo que externar minhas  opiniões levam ao efeito contrário: “se eu estou pensando a mesma coisa que o reaça do Briguet, então devo estar errado”. Para convencer, eu precisaria antes ser convencido.  Falta-me esse convencimento na maioria das questões terrenas. Se não sou capaz de administrar minhas contas pessoais, com o posso querer que alguém, por minha causa, mude de opinião sobre quem deve governar o País? Se a ruína da Petrobras, os preços do supermercado,  o vexame da educação brasileira e os 60 mil assassinatos por ano não fizeram a pessoa deixar de votar na Dilma, quem sou eu para fazê-lo? Vá lá, meu amigo, vote no PT e seja feliz. Só não diga que não avisei; o departamento de reclamações não é aqui. Se eu tivesse a cultura de um José Monir Nasser, a inteligência de um Olavo de Carvalho. As informações de um Reinaldo Azevedo, as leituras de um Rodrigo Gugert, a verdade de um Paulo Francis ou o talento de um Bruno Tolentino, quem sabe pudesse sair por aí tentando mudar as pessoas. Mas sou apenas um aprendiz mirim diante dessa turma; não serviria nem de criado-mudo para eles. Melhor ficar quieto no meu canto, contando minhas  historinhas e purgando minhas angústias. Certamente meus sete leitores já conhecem a  piada do mão-de-vaca que foi publicar um anúncio de jornal sobre a morte da mulher. Ele queria gastar o mínimo e ditou apenas duas palavras: JOANA MORREU. A funcionária da funerária disse que o texto era muito pequeno; o mão-de-vaca tinha direito a mais três palavras e mesmo assim pagaria o mesmo preço mínimo. Pois ele ditou: VENDO MONZA 86. Ainda tenho um espacinho na coluna. Mas não venderei um carro nem colocarei o nome do meu candidato,  que vocês já devem saber quem é. Digo apenas: fiquem com Deus. ( Crônica escrita por PAULO BRIGUET, briguet@jornaldelondrina.com.br   WWW.jornaldelondrina.com.br/blogs/comoperdaodapalavra  publicado  no  JORNAL DE LONDRINA, sexta-feira, 10 de Outubro de 2014, no espaço DIA DE CRÔNICA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares