sábado, 25 de outubro de 2014

A GRANDE DESCOBERTA



     Desde pequena eu gostava de histórias. Fazia minha irmã ler um único livro várias vezes para mim e olhava as figuras deslumbradas, mas ainda não havia dado conta das letras.

     Brincando na rua esburacada, pés no chão e feliz como qualquer criança de uma cidade pequena, tinha   entre cinco e seis anos quando uma vizinha, Dona Ignez Bastasini, diretora do Grupo Escolar, me perguntou se eu queria aprender a ler.  Eu concordei  na hora. Ela me trouxe, ali mesmo, uma cartilha, chamada Cartilha da Infância, cuja  primeiras  letras eram as vogais e a seguir a consoante V.

     Fiquei  motivadíssima:   a, e, i, o ,u ,va,  ve,  vi, vo,  vu, ovo, uva, vovô viu a viúva, viva, Ivo... la, le, ma, me, ca, co, cu.  Macaco, mala, vaca... Meu Deus! Que descoberta ! O mundo  já não era o mesmo, havia mudado. A cidade havia se transformado, estava cheia de letras, de palavras... que   eu não enxergava:  bazar paris, bar do bigode, armazém  Fiorezi,  secos e molhados...

     Na minha casa as latas e caixas falavam: Toddy, Aymoré, Aviação, Óleo Zillo. A  máquina de costura tinha nome – Vigorelli, as telhas, o saco de arroz, de farinha, de sal...Com o é que eu não tinha visto tudo isso antes???

     Foi assim que mergulhei no mundo das letras,  das palavras,   das histórias. Que grande aventura em minha vida! Que alegria aprender a ler e a  escrever, que veio em seguida! Não parava mais, me empanturrava de letras, qualquer coisa, desde o jornal velho que servia para embrulhar as compras do armazém, o papel de balas, cartazes, bulas, maços de cigarro, tudo tinha vida e som,

     O local adequado para devorar meus livros era o paiol cheio de milho, o café e o algodão, a copa das árvores onde fazíamos bancos, as sombras das mangueiras, a grama onde deitávamos para ver os desenhos das nuvens no céu...  e,  víamos letras, com certeza..

     Aconteceu que no meio do ano minha  mãe começou a  lecionar numa escola rural e eu ia com ela, de companhia. É claro que não perdi tempo. Fazia o que os alunos de 1ª série faziam, os de 2ª, os de 3ª, enfim, ao final do ano letivo fui submetida aos exames finais, sendo aprovada, com sucesso, iniciando oficialmente minha jornada escolar.

     Sempre uma aluna muito  aplicada, destacava-me por ler muito e, consequentemente, escrever bem. Era chamada para participar de concurso de redações, para escrever discursos, homenagens, despedidas.

     Da Bíblia a livros históricos, romances, as fotonovelas, Contigo, Ilusão, Noturno, Sétimo céu, as revistas Manchete, Fatos e Fotos, O Cruzeiro, Gibis da Walt Disney, recortes de jornais, tudo era novidade nesse mundo tão maravilhoso.

     Na época, a cidade pequena oferecia  poucas opções. Não tínhamos bibliotecas, nem TV, nem bancas de jornais e revistas, o que não foi obstáculo para minha sede de conhecer o mundo das letras.

     Esse meu amor pelos livros foi tão marcante em minha vida que, quando adulta, ao tornar-me professora e depois supervisora pedagógica, era a maior incentivadora dos alunos e, como costumavam brincar minhas colegas de trabalho, ficava com água na boca de tanta alegria toda vez que a escola adquiria  novos livros de literatura infantil.

     Era a lembrança dos momentos mágicos de minha infância, da minha escolinha rural, da sala de aula modesta, da carteira para três, do guarda-pó, do Grupo Escolar Nossa Senhora das Graças, sua escadarias e alunos perfilados para cantar os hinos cívicos,  do cheiro de livros novos ou  velhos, que me proporcionaram uma das maiores descobertas da minha vida: o mundo mágico das letras. ( Texto escrito por ESTELA MARIA FREDERICO FERREIRA, leitora da Folha Rural, espaço DEDO DE PROSA, publicado pelo jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado, 25 de Outubro de 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares