sábado, 27 de setembro de 2014

AS GALINHAS DA TIA AURÉLIA


     A tia Aurélia, que era irmã de meu pai, era uma boa tia, que gostava muito de nós. Morava em u m pequeno sítio  perto de um vilarejo.  Era muito caprichosa, tinha uma bela horta, porcos e grande quantidade de galinhas. À tarde, quando ia tratar das galinhas, o terreiro ficava “coalhado” das mesmas. Mas a tia tina um problema, pois era muito econômica, para não dizer “pão-dura”.
     Certa vez, nossa família foi passar um final de semana com eles e pela manhã ela falou para minha mãe “Cunhada, um frango é pouco para nós e dois é muito, então não vou matar nenhum”. Passamos o final de semana comendo polenta e verduras.
     Em outra ocasião, fomos passar uns dias com eles. Foram nossos  pais  e meus dois irmãos. Chegando lá, nossos primos foram logo dizendo que havia um circo no vilarejo. À noite fomos ao espetáculo. Ficamos empolgados com o mágico, com o palhaço Pimpão, com as duplas de cantores sertanejos e outras atrações. O circo era modesto e humilde.
     No dia seguinte, à tarde, voltamos para ver o circo novamente, mas o espetáculo era só à noite. Então o palhaço Pimpão, que era o dono do circo, fez uma proposta para nós.  Daria dois ingressos para cada galinha que levássemos. Negócio fechado. Voltamos para o sítio e, escondido da tia, pegamos três galinhas e à noite partimos para o espetáculo. Isso se sucedeu todas as noites que ficamos lá
     O dia da partida chegou e voltamos para casa. Pouco tempo depois, recebemos uma carta furiosa da tia relatando o acontecido Faltavam mais de 20 “penosas”. Nossos primos “pagaram o pato” e nos dedaram. Fomos severamente reprimidos pelo osso pai.  Eu só voltei à casa da querida tia quando já era adulto, o que foi motivo de muitas brincadeiras. A tia, idosa, alegre, só sorria.

     Ah, sim, nos dias que fiquei lá comi frango de manhã, no almoço e no jantar. Os anos se passaram e assisti muitos grandes circos e maravilhosos espetáculos circenses, mas nenhum foi mais empolgante  do que o circo do palhaço Pimpão . E também as galinhas mais deliciosas de nossas vidas. E a gente dizia uma galinha é pouco,  mas duas vale um ingresso.  ( Extraído do espaço DEDO DE PROSA, escrito por SIDNEY GIROTTO, leitor, publicado na FOLHA RURAL do jornal  FOLHA DE LONDRINA, SÁBADO, 27 DE Setembro de 2014). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares