quinta-feira, 11 de setembro de 2014

NOTÍCIAS DA CHÁCARA


     JABOTICABEIRAS estão florindo como nunca, os galhos estão cobertos de florada branca que elas parecem flutuar, veja a foto feita pela Dalva. E ainda há nos galhos jaboticabas  secas  da última carga! Laranjeiras novas, plantadas ano passado, também estão dando a  primeira florada, adubada com esterco e cinza, e, tardezinha, o perfume dança na brisa.
     REBROTAM os caquizeiros, os ipês, os jasmineiros e o pé de atemóia, que perdem as folhas no inverno e rebrotam com as folhinhas novas rebrilhando ao sol da manhã.   É um festim floral!
     OITI  que plantamos também rebrota , depois de ter os galhos arrancados  por sabe Deus quem, moleque brincando de destruir ou marmanjo com raiva do mundo. O oitizinho  se vinga soltando vários brotos em todo o caule, desde o chão, como se dissesse  “querem me matar mas eu quero viver”.  Dou-lhe água com  húmus de minhoca, que ele merece.
      A CASA de pintura nova. Dalva com novos óculos. A cerca do terraço reformada. Fazemos academia todo dia. O jardim flore  como  que. Tudo se renovando, graças a trabalho com alegria. Novo ano (o ano chacareiro começa com as floradas ainda em pleno inverno), novos planos, tudo caminhando com passos confiantes, tropeços certamente, mas caminhando. Sem destino nem meta, só caminhando, curtindo a  estrada.
     RODA   de fogo no ranchinho, churrasco de costelinha de porco dourando na grelha, Caetano pulando e correndo em volta da fogueira, brincando de fazer círculos no ar com tição em brasa,  como eu fazia guri. Me vejo, ele pergunta se entrou cisco no meu olho, digo que entrou  o cisco da saudade.
     BRANQUINHA  é cachorra carinhente, carente de carinho. Sento para botar as botas de borracha de lidar na chácara, ela pula no colo. Faço-lhe carinho na cabeça, no lombo, na barriga, daí ela sai em disparada pela chácara, doida de alegria. Bravo olha, nobremente  distante, mas agacho chamando, ele vem, também ganha seu carinho,  até que Branquinha ciumenta se mete entre nós. Novamente dou graças por ter duas mãos para nossos dois cachorros.
    ABACATEIRO está tão alto que não colhemos mais, mas deixamos folharada debaixo, onde os abacates caem sem se machucar. E eis suco de abacate, abacate na tigela com mel e granola, salada de abacate (sim, em pedaços com azeite, mel e ervas finas ou alecrim). E também musse de abacate. Abacatempo.
     CAETANO entrando na cozinha cedinho: - Vô, você viu que ontem brinquei na fogueira e hoje  não fiz xixi na cama? (Pedi licença a ele para botar isso aqui, ele pensou, disse ih, vô, todo mundo vai saber que fiz xixi na cama... Mas, falei, também vão saber que você virou moço, não faz isso mais. Então, ele  falou, pode botar, vô,) Galinha bota ovos no ninho, o vô bota historinhas no jornal. ( Texto do escritor DOMINGOS PELLEGRINI,  d.pellegrini@sercomtel.com.br  publicado no JORNAL DE LONDRINA, DOMINGO, 7 DE Setembro de 2014.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares