sábado, 13 de setembro de 2014

O FRANGO CAIPIRA CHEGOU


     Guaravera  é  logo ali. Mas a vida no sítio onde mora dona Benedita é bem diferente da cidade. Cinco vezes por semana, quando ainda está escuro, ela pega o ônibus e vem trabalhar em Londrina. O patrão ficou viúvo e ela redobrou a fidelidade que já passa de dez anos. Sem frescura para pegar no pesado,  conta  que limpa do chão ao teto e quem conhece seu serviço diz que a Dita é um verdadeiro pé de boi.  Na cozinha também se vira e o doutor que o diga. No prédio onde trabalha,  os vizinhos sentem de onde o cheirinho de coisa boa que vem do primeiro andar.
     De pele bronzeada, olhos azuis e um jeito simples de falar, cativa todo mundo. Da boca de Dita  todo mundo vira “fia”. “Oi  fia, tá  boa? “Nossa, fia, nem parece que você já é mãe”. Fia deixa que eu  ajudo  com a sacola”.  E  por aí vai o misto de simplicidade e generosidade que se  estende às de 16 ou 61 anos.
     Casada e mãe de cinco filhos, diz que trabalha tanto para dar do bom para a prole. “Eu já sofri muito e não quero isso pras minhas crianças, não, repete. Os três maiores estão bem encaminhados,  trabalham,  estudam e têm referências.
     Dita sabe  ver o número do ônibus, as horas no relógio analógico da parede, conta dinheiro, mas não aprendeu a ler, nem a escrever. Na carteira de trabalho, está escrito “não alfabetizada”, mas quem convive com ela sabe como ela é sabida.
     Mandioca, quiabo e limão, sempre que colhe,  distribui  aos vizinhos do patrão,  a quem só chama de doutor. A mandioca traz limpinha, lavada e embalada em saquinhos  prontos  para congelar. O limão colhido na noite anterior foi na base do farolete e logo avisa: “Dá pra  fazer suco, temperar salada, peixe.”
     Toda de branco, como a patroa falecida sempre exigiu, atravessa uma quadra e corre pra pegar na gôndola do mercado um saquinho de canela em pó. “O doutor gosta na banana feita no fogo. Come todo dia. Tá com 92 anos”, conta.
     No dia em que encontrou o vizinho no elevador e disse que era de Guaravera,  prometeu um frango caipira. “Mas eu chego cedinho. Quando dá  sete horas eu to aqui, então corre pra pegar o frango que não pode ficar fora da geladeira”, alertou. O porteiro anunciou a chegada do frango. O vizinho dormia e a esposa, de pantufa,  desceu. E logo se explicou a quem estava no elevador. “Vou correr atrás  de um frango caipira. Meu marido encomendou e tá  ali na portaria me esperando”, disse.
     Dita só deixou o frango e foi fazer sua correria diária. O cafezinho do doutor, o almoço, o elixir de banana com canela, as camisas  passadas com o se engomadas, panelas e janelas limpas, o chão de  parquete  espelhado  e os  os paninhos de chão branquinhos no varal. O apartamentão antigo do doutor , nas mãos da Dita, brilha feito novo. O frango caipira virou o prato principal de domingo, e com o macarrão e a maionese, banquete. A Dita, é claro, foi o assunto principal por tudo que é.  (Texto escrito por WALKIRIA VIEIRA, repórter no Nosso Dia, extraído do espaço dedo de prosa, publicado na FOLHA RURAL, FOLHA DE LONDRINA, 13 se Setembro de 2014.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares