quinta-feira, 3 de julho de 2014

IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE


     O conhecimento que possui sobre a Revolução Francesa salvou a vida de um professor de História, semana passada, em São Paulo. Confundido com um homem que acabara de assaltar um bar, André Luiz Ribeiro, 27 anos, foi acorrentado e espancado por uma multidão. O dono do estabelecimento é apontado como um dos agressores. A violência só parou quando uma equipe do Corpo de Bombeiros que passava pelo local interferiu e um dos bombeiros pediu que a vítima comprovasse que era professor falando sobre a Revolução Francesa. Machucado e humilhado, Ribeiro deu uma aula, no meio da rua, sobre o movimento que explodiu no final do século 18, na época em que a França era governada por uma monarquia absolutista.  
     O professor de uma escola pública paulista falou para os seus carrascos e para os bombeiros sobre o cenário de insatisfação que tomou conta do país governado pelo rei Luís 16, lembrou que a Corte era abastecida com privilégios e festas enquanto parte da população passava fome. Explicou, ainda, os ideais iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade. Ideais que não foram considerados no momento em que o rapaz acabou detido e ficou preso por dois dias, mesmo sem provas de participação no assalto. A única  acusação veio do dono do bar, que o teria reconhecido.
   Ribeiro contou que os agressores não quiseram ouvi-lo e ignoraram os pedidos de socorro. Casos como esse, infelizmente, começam a se multiplicar no Brasil, com relatos de pessoas tentando fazer justiça com as próprias mãos e, na maioria das vezes, isso acaba muito mal. Basta lembrar o  caso da dona de casa do litoral paulista que foi confundida com uma seqüestradora  de crianças e acabou morta por uma multidão ensandecida.  

       Essas ocorrências demonstram a falta de confiança da população para com os aparelhos do Estado  responsáveis pela segurança pública. Mas nada justifica uma volta à barbárie. Independentemente se comprovado o envolvimento do professor com o assalto, os agressores têm que responder à  Justiça por tentativa de homicídio. A humanidade evoluiu e não aceita mais julgamentos do tipo “dente por dente, olho por olho”. Quanto aos bombeiros, embora eles tenham evitado um linchamento, será difícil convencer de que não foi deboche o pedido para  que o professor ferido desse uma aula sobre a Revolução Francesa.    ( Extraído do jornal FOLHA DE LONDRINA, COM PUBLICAÇÃO NO ESPAÇO OPINIÃO, opinião@folhadelondrina.com.br, quinta-feira, 3 de julho de 2014 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares