quinta-feira, 31 de julho de 2014

CORRUPÇÃO: NOTÍCIA BOA OU RUIM?


   Na frente de uma banca de jornal um homem para, observa, e diz: só tem notícia ruim! E qual era a manchete principal? “Polícia Federal desbarata mais uma quadrilha que sugava os cofres públicos”. Não raro, políticos no exercício do poder também costumam reprovar noticiário desse porte, sob a alegação de que a imprensa não acentua os fatos positivos. Ora, saber que a corrupção envolve vários órgãos públicos é notícia ruim. É decepcionante. Desencanta a população. Mas cada vez que nossos órgãos de fiscalização  e repressão descobrem e desbaratam os sugadores dos cofres público é notícia boa. É positivo.
     Pior é saber que a corrupção existe e não é descoberta por inércia ou, mais grave, sequer é investigada por eventual subserviência ideológica da autoridade. Isso vale, evidentemente, não só contra os crimes contra a administração pública. Vale para todas as frentes. Descobrir e desmontar uma quadrilha de traficantes  é notícia boa. Saber que há pessoas corroídas pelas drogas e outras tantas que morrem por ações oriundas da ética perversa desse submundo é notícia ruim.
     Ter ciência genérica que alguns agentes públicos, políticos ou não, renegam os valores morais e usam seu cargo como balcão para negócios espúrios é notícia ruim. Descobrir seus vilões e desmascará-los é notícia boa.
     A reflexão positiva que emana do contexto noticiado é que os órgãos encarregados da fiscalização e repressão estão agindo de forma republicana. É sempre um alento que nos anima e nos fortalece na incessante luta por uma sociedade melhor e mais justa. Concomitantemente,  a veiculação dessas notícias sinaliza no  sentido de que a imprensa está cumprindo razoavelmente sua função social, qual seja a de ser instrumento de o aperfeiçoamento humano através da informação. Por óbvio, não há que se referendar  notícias infundadas, falaciosas, distantes da verdade e despidas de interesse público
     A  imprensa, sobretudo a imprensa investigativa, deve seguir o ideário máximo que norteia sua atuação , qual seja o da liberdade de expressão, mas com responsabilidade ética. Assim, aliando-se aos órgãos de fiscalização e de repressão, mas com responsabilidade ética.  Assim, aliando-se aos órgãos de fiscalização e de repressão, o resultado será altamente  benéfico para o aprimoramento civilizatório.
     Com espírito crítico, exercendo na maior amplitude possível a cidadania voluntariosa, ativa, haveremos todos de aplaudir as atuações republicanas das polícias Federal, Estadual, do Ministério Público, do Judiciário e dos demais órgãos de controle. Se as instituições encarregadas da fiscalização e repressão deixarem de atuar de forma imparcial, transparente e a imprensa submeter-se a interesses sectários, manipulando ou omitindo=se nas informações de interesse público, instalar-se-á na sociedade um sentimento de desconfiança, de descrédito, e de conseqüência propiciará terreno fértil para a instabilidade social.

Escrita por ANTÕNIO WINKERT SOUSA. Publicado no JORNAL DE LONDRINA, domingo, 27 de Julho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares