quinta-feira, 26 de junho de 2014

BLOGS, REDES SOCIAIS E O FUTURO

        Há alguns anos dei uma palestra na então Academia de Letras de Ibiporã, cujo tema abrangia a criação de blogs, aos quais chamei de “as tribunas da livre expressão “,  já que os blogs são um espaço aberto para qualquer blogueiro externar suas opiniões sobre os mais variados assuntos – inclusive política.   
     Os blogs imperavam na rede mundial, chegando a roubar o espaço de sites consagrados, pois podem ser operados com grande facilidade, desde que se domine o ABC elementar da informática.  Muitos dos blogs, especialmente aqueles que criaram leitores fiéis e interessados nos temas expostos, acabaram incorporados em  portais de jornais, revistas ou outras mídias, fazendo aumentar reciprocamente seus respectivos índices de leitura.
     De repente surgiu um novo fenômeno que passou a dividir espaços com blogueiros: são as redes sociais, abertas a qualquer pessoa, mesmo sem o domínio das ferramentas mais sofisticadas que os computadores oferecem. Nas redes sociais, pessoas de todas as idades, graus de  estudo e classes de renda interagem, emitem opiniões, compartilham textos, artigos, fotos e vídeos com extrema agilidade, pouco se importando com os erros de português nem com a qualidade das imagens. Sua interação é tamanha que a maioria  dos blogueiros, ao invés de repudiar essa nova  ferramenta, já também compartilha seus posts , procurando ainda mais aumentar sua “audiência”. A evolução dos telefones celulares, que hoje nem são mais telefones, trouxe ainda mais interação entre as pessoas, que passam o tempo digitando muito mais do  que conversando. São as chamadas amizades virtuais.  
     O mundo da internet evolui rapidamente. Se anos atrás existiam os “profetas” ou “futurólogos” escrevendo páginas e páginas com suas projeções sobre o futuro da internet, hoje poucos se atrevem a adivinhar o que vem pela frente. As lan houses que tiveram um período de apogeu e representavam um negócio altamente lucrativo foram sendo implacavelmente extintas com a chegada das configurações Wi-fi  abertas em bares, restaurantes, shoppings e até em praias e praças públicas. Quem diria?

     Se toda esta evolução tecnológica veio para somar experiências, cultura  e  ensinamentos, ainda é uma incógnita. O que se espera é que o ser humano tire o melhor proveito de cada avanço, cada nova conquista, pois a gente precisa lembrar de que para cada Batman sempre existe,  no mínimo, um Coringa.
( Extraído do Jornal de Londrina, quinta-feira, 26 de junho de 2014, do espaço ponto de vista. Texto de JULIO ERNESTO BAHR,  publicitário, escritor e blogueiro ).       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares