sábado, 12 de julho de 2014

O FEIJÃO E O SONHO


1, Pedro disse que o Brasil perdeu porque os brasileiros não comeram feijão e ficaram fraquinhos. Ele tem apenas 4 anos e não se abalou muito com a derrota para a Alemanha. Só chorou uma vez – e desconfio que  era por fome.  Logo comeu pizza e tudo ficou bem.
2. Alguns diriam que Pedro ainda é pequeno para ter a dimensão da derrota. Mas, no fundo, a razão está com ele. Futebol não passa de uma diversão. É um sonho coletivo que o País  compartilha de vez em quando. Minha preocupação maior agora é o feijão, não o sonho.
3. Contudo, o que dizer às crianças um pouco maiores que o Pedro, às quais foi prometido um hexacampeão e acabou sendo entregue um Íbis? Vários amigos meus tiveram dificuldades em consolar os filhos, que choravam amargamente com as goleadas  de terça-feira.  A esses órfãos da seleção, resta dizer – nós erramos.
4.  Eu pensei que nada superaria as dores de 1950 e 1982. Mas desta vez foi pior. Naqueles dias, o Brasil perdeu lutando até o fim; agora veio a humilhação. Tivemos um adversário incontestavelmente mais forte, além de magnânimo e civilizado. A Alemanha pode até perder a Copa, mas ganhou o respeito do mundo ao mostrar uma combinação de ética e eficiência  a anos –luz da nossa realidade.
5. O pior dessas derrotas – Maracanã, Sarriá, Mineirão – é que elas  ficam para sempre; não há revanche possível, porque os cenários nunca poderão ser reproduzidos nas mesmas  circunstâncias.
6. Humilhação, humildade, húmus e homem são palavras com a mesma origem. O gosto da terra simboliza a condição humana.
7. Aquele 5 de Julho de 1982 foi o dia em que mais chorei na vida. Na tragédia do Sarriá, meus pais e avós estavam ali para me consolar. Agora, quando a Alemanha fez o quinto gol, confesso, quase chorei. Mas parece que seu Briguet,  ex -  juiz de futebol, estava ali para dizer: “ é só um jogo,  filho ”. Paulo, Aracy, Seu Briguet e  Vó Maria foram embora. Meu dever agora é consolar, não ser consolado.    ( Texto do escritor PAULO BRIGUET, briguet@jornaldelondrina no espaço DIA DA CRÕNICA, sexta-feira 11 de julho de 2014 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares