quarta-feira, 30 de julho de 2014

DO CÉU AO INFERNO EM 90 MINUTOS


     Na tarde de 7 de Julho de 2014, com muita tristeza e humilhação vi a seleção brasileira de futebol ser goleada por sete a um pela seleção alemã, naquele que seria o melhor mundial de todos os tempos. Um pouco mais atento, após o impacto do acontecido, pensei em nossos jogadores que passaram de heróis a vilões em espaço de tempo de uma partida de futebol (90 minutos).
     Comecei então a refletir e a investigar o porquê do acontecido. Descobri que a Alemanha quando foi  o país sede do Mundial em 2002 e perdeu a final para o Brasil por dois a zero, decidiu investir no futebol. Para isso a federação germânica instituiu futebol nas escolas, com crianças de 5 a 8 anos, incentivando a participação da torcida (pais e amigos). Criou um programa de “busca aos talentos” onde educadores pré-selecionam os adolescentes com mais aptidão. Dos 8 aos 15 anos esses pré-selecionados passam a frequentar um dos 366  centros de apoio a formação  disseminados pelo país, sob a supervisão de 1.300 técnicos de futebol formados. Há 30 veículos circulando periodicamente entre os centros, com “olheiros”  que selecionam os jovens (dos 15 aos 18 anos) para campeonatos sub-20, para os centros de excelência em preparação tática, técnica e disciplina. Após os 18 anos vão sendo profissionalizados.
     A coroação desse projeto é que hoje o futebol arrasta naquele país a média de 40 mil espectadores por partida nos campeonatos nacionais (mais público no mundo, somente o futebol americano no EUA. A copa européia de futebol foi decidida entre dois times alemães, o Borussia Dortmund e o Bayern München.
     Pior do que o resultado da seleção brasileira no gramado foi expor ao mundo a queda de um viaduto em Belo Horizonte (MG), mostrando que nossos engenheiros são mal formados ( incapazes de projetar uma ponte) ou que nossos construtores se utilizam de material mais barato, inadequado e desviaram  verbal para interesse próprio. É saber que a população alemã é de 87 milhões de habitantes e conta com 102 prêmios Nobel. No Brasil somos 200 milhões de habitantes sem nenhum agraciado  com esta premiação.
     Eu não me compadeço daquelas crianças chorando no estádio(que na certa pagaram mais de um salário mínimo para ver o jogo e por isso sei que podem desfrutar de escolas e hospitais particulares), mas sim daquelas crianças que n ao têm ao menos banco para se sentar nas escolas. Brasileirinhos sem saúde e sem recursos para obtê-la.  Sentimento  tenho pelos professores (heróis verdadeiros) que sem condições e sem formação adequada fazem o que podem, mesmo sabendo que não haverá chances para seus alunos emergentes de um ensino tão precário em um mundo tão competitivo como o atual.
     Não se faz um país grande manipulando resultados de balança comercial, da inflação e das pesquisas. “Não pergunte o que a nação pode fazer por você e sim o que você pode fazer pela nação”. (John F. Kennedy)

Escrito por LUIZ CARLOS BAZZO, médico geriatra, publicado pelo JORNAL DE LONDRINA, sexta-feira, 25 de Julho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares