quarta-feira, 11 de junho de 2014

RODA PIÃO

     Estes tempos em que vivemos é fácil notar a forte presença da tecnologia no cotidiano das pessoas, inclusive na infância. Diariamente, vemos crianças e adolescentes divertindo-se com recursos eletrônicos, celulares, internet e games. Isso é muito interessante, mas há muitas coisas boas que ficaram para trás e não deveriam ser esquecidas. 
     Há poucos dias, conversava com meus irmãos sobre nossas brincadeiras de criança: esconde-esconde, bolinhas de gude, futebol de botão, corda, bilboquê, pega-pega, bate figurinha, bola queimada, cabo de guerra, quente e frio, polícia e ladrão, pernas de pau, soltar pipa. Ouvindo isso, minhas irmãs entraram na conversa e lembraram-se  de como se divertiam: cabra-cega, estátua, passa-anel, faz de contas, cantigas de roda, bambolê, mal me quer bem-me-quer, telefone sem fio, lenço atrás, elástico, brincar de casinha e, claro, as bonecas. Essa divisão entre brincadeiras de meninos e meninas era algo natural, mas as crianças precisavam exercitar sua criatividade para poder brincar.
     Morávamos numa pequenina cidade do interior e naquela época não havia distinção entre área urbana e zona rural, era tudo igual, os costumes, o modo de viver. A diferença entre a cidade e a roça era a lida no campo, porque, na roça as crianças também trabalhavam.
     Eu, assim como meus irmãos e amigos, tive uma infância maravilhosa: após os afazeres da escola, nossa diversão era tomar banho no rio, passear de canoa, caçar passarinhos, jogar futebol no campinho de terra, beber água fresquinha na mina, andar nos carrinhos de rolimã, pegar frutas direto do pé, pescar lambaris no riacho, caçar rãs no brejo, andar de bicicleta, colher pinhão.
No final da tarde, quando a fome apertava, chegando em   casa eu ia direto para a cozinha:  sabia  que minha mãe já tinha feito uma fornada de pão ou um gostoso bolo de fubá, enquanto  o leite e o café ainda quentinhos no fogão à lenha.

     Hoje muita gente mora em apartamentos e a maioria das crianças fica trancada em casa enquanto os pais estão trabalhando. Andar de bicicleta e brincar na rua ficou difícil porque a cidade não tem locais adequados para isso, tornou-se inseguro  e o trânsito é perigoso. Mas, felizmente, ainda existem crianças que, talvez pela condição econômica, estão mais longe do asfalto e do concreto, podendo ainda pisar a grama, subir em árvores, se sujar de terra ou brincar como antigamente.          

( Texto escrito pelo leitor Gerson Antonio Mellati, extraído da coluna DEDO DE PROSA,  do suplemento Folha Rural, FOLHA DE LONDRINA, sábado,7 de junho de 2014 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares