segunda-feira, 23 de outubro de 2017

TETRAPLÉGICO AJUDA A DESENVOLVER PROGRAMA


Rio – Em segundos, o biólogo Ricardo Gonzales, 35, abre o navegador de internet, acessa o e-mail, cria uma janela, escreve assunto e corpo do texto e envia a mensagem. Tudo isso, sem mover um dedo. Tetraplégico desde os 15 anos, ele usa um programa que comanda todo o computador pela voz. A maior novidade do Xulia (anacrônico do galego Xestión Unificada da Linguaxe com Intelixencia Articial) é a possibilidade de ditar textos em português, com uso do sistema do Google. Antes, em programas similares, era preciso soletrar tudo em alfabeto aeronáutico ( em que o “a” é “alfa” , o “b” é “bravo”, por exemplo. 
   O programa foi desenhado para dar autonomia às pessoas que usam o computador com a voz”, diz Gonzales, que perdeu os movimentos após sofrer uma lesão na medula em um acidente de carro, em 1997. Ele ajudou a desenvolver o programa com o primo Antonio Losada, programador da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. 
   O programa, gratuito e com código aberto, tem mais de 140 comandos. O Xulia permite navegar pelo navegador Windows, personalizar ações específicas dentro de um programa e, com a ajuda de outro aplicativo integrado, mexer o cursor do mouse com o movimento da cabeça. 
   O usuário pode criar, modificar ou excluir comandos. No Word, por exemplo, é possível formatar o texto, percorrer o cursor por entre palavras, avançar páginas e, agora, também ditar em português. Os comandos de voz ainda conectam o computador ao celular, fazem chamadas e acessam aplicativos. 
   A ideia surgiu há dois anos. Em uma visita à Galícia, Gonzales conheceu Losada, que ficou curioso para saber como o primo lidava com o computador. O brasileiro utilizou o Motrix, lançado em 2002 pel UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Hoje obsoleto, o programa conta com cerca de 40 comandos e não há possibilidade de ditado em português. 
   Com o Xulia, Gonzales escreveu sozinho seu projeto de mestrado. “Antes eu apelava para outras pessoas para digitar o texto” diz ele, que em 2006, se formou em Biologia pela Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), em um consórcio de universidades públicas a distância. 
   “Imagina escreve um texto, bater papo assim”, diz Carlos Eduardo Fraga, 44, após demonstrar o uso do alfabeto de aviador, que vai do alfa (a) ao Zulu (z). Com o Xulia, a conversa agora acompanha o ritmo da própria fala. “Meus amigos até comentaram que eu estou mais presente nas redes sociais”, diz. Ex-representante comercial, Fraga ficou tetraplégico ao ser atingido por um veículo no Révellion de 1991, enquanto dormia dentro de um carro estacionado. 
   O software está disponível no site da ONG Instituto Novo Ser (novoser.org.br). (FONTE: LUÍS COSTA – Folhapress, página 10, FOLHA SAÚDE, segunda-feira, 23 de outubro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares