segunda-feira, 16 de outubro de 2017

300 ANOS DE FÉ E ESPERANÇA


   De uma forma ou de outra, sempre buscamos alimentar nossa fé e nossa esperança. Quando buscamos uma bênção, buscamos uma forma de experimentar mais de perto a presença de Deus. Alguns fazem caminhadas ou romarias em honra ao santo de sua devoção; outros fazem peregrinações a lugares sagrados. Nas mais variadas formas, com água benta, com objetos religiosos, com sinais, gestos e promessas, cada um usa de um meio para aproximar-se de seu santo ou santa, usa uma forma de apresentar-se do sagrado, enfim, um modo de achegar-se a Deus. Uma forma de alimentar a sua fé.
   Trata-se ainda de um caminho para alimentar a esperança. Um caminho de espiritualidade em que os atos exteriores querem expressar o que acontece por dentro, o que vai no coração do fiel. Expressões de uma fé simples, mas que guarda sua profundidade. Aos olhos de muitos a profundidade dessa fé simples passa despercebida, pois é preciso ler os gestos de devoção com os olhos do coração. Perceber nos gestos dos romeiros, a esperança e a fé que eles trazem em seu interior. 
   Isso não dispensa a necessidade de também ajudar a purificar os gestos devocionais e as práticas de devoção de seus exageros ou das expressões que se distanciam do Evangelho. Se temos o lado sadio da devoção, temos também o devocionismo, que é o desvio ou distanciamento da devoção de sua sadia expressão de fé. Uma coisa é fazer um voto na intenção de alcançar um favor de Deus. Outra bem diferente é negociar o favor como se fosse uma troca ou uma barganha. “Se o Senhor me atender... eu vou fazer isso ou aquilo....” Não é honesto querer negociar com Deus... O fiel é aquele que se confia às mãos de Deus, nele deposita sua fé e nele alimenta sua esperança. 
   Celebramos 300 anos de Aparecida. A Virgem da Conceição aparece em meio à luta e aos sofrimentos de seu povo. A simplicidade dos pescadores permitiu enxergar naquele acontecimento algo muito mais profundo. Deus não se esqueceu de seu povo e veio em seu socorro. Com o aparecimento da Virgem, veio ser solidário aos pobres e negros, quebrados e diminuídos pela escravidão. A imagem negra, pequena, quebrada, despida, despertou a fé e fez nascer uma nova esperança no meio do povo. A Senhora do céu assumiu na pele as dores e o sofrimento de seu povo. E o povo reconheceu: “Ela se fez uma de nós. Ela é nossa mãe”. A mãe dos aflitos, mãe dos pequenos, mãe dos desvalidos, mãe da nossa fé, mãe da esperança...
   São 300 aos de fé e esperança. Tempo favorável para recuperar o lado sadio da devoção que não nos distancia do Evangelho, antes nos aponta para Ele. Que não cede às pressões do comércio e da mídia, antes aguça nosso senso crítico diante deles. Que não instrumentaliza a fé do povo para interesses políticos, antes faz abrir os olhos diante da realidade social. 
   E neste momento em que a corrupção toma conta e anseia roubar-nos a esperança, com certeza a Virgem da Conceição, mais uma vez, junta-se a seu povo como aliada da luta, para elevar a voz e novamente proclamar a esperança “o Senhor vai derrubar do trono os poderosos e elevar os humildes”. (Lc 1,52. Ele vai despedir de mãos vazias os corruptos e encher de bens os famintos e injustiçados. Ela recorda que outro é o projeto de Deus. 
   E isso é pra começo de conversa.] (IR. DENILSON MARIANO, SDN. Editorial, Revista O LUTADOR, Outubro 2017, Belo Horizonte, Minas Gerais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares