quarta-feira, 18 de outubro de 2017

SÓ 40%, CONSOMEM FRUTAS E HORTALIÇAS TODO DIA

Pesquisa mostra que os homens consomem menos frutas que as mulheres: 35%  contra 42%

   São Paulo- O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, mas apenas 40% dos brasileiros comem frutas diariamente. Os que mais consomem estão concentrados na Região Sudeste, têm maior escolaridade e pertencem às classes A e B. Como como o consumo diário recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) são 400 gramas ou cinco porções por dia, a conclusão é que o País está muito longe de uma dieta equilibrada. 
   Os dados fazem parte de uma pesquisa Datafolha com 2.089 entrevistas em 148 municípios em julho de 2017. A amostra representa a população brasileira com 16 anos ou mais, de todas as classes socioeconômicas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 
   A pesquisa foi encomendada pela Abrasfrutas (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados) e divulgada nesta segunda (16), Dia Mundial da Alimentação. Faz parte da iniciativa Hortifrúti Saber & Saúde, promovida pela entidade, para divulgar informações sobre o valor de verduras, legumes e frutas na composição de uma dieta saudável. 
   “A Abrasfruta queria desvendar o comportamento do consumidor em relação a esse alimentos”, contou Adriana Broudani, diretora científica do programa Hortifrúti Saber & Saúde e coordenadora da pesquisa. Já se sabia que o País consumia menos da metade da Europa, segundo o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), o consumo per capita no Brasil é de 57kg/ano, enquanto o da Espanha é de 120kg/ano, o da França, 114 kg/ano , o da Itália, 114 kg/ano, e o da Espanha, 112 kg/ano. 
   De acordo com dados da FreshFel , associação de produtos frescos da Europa, a média européia é de 129 kg de frutas e hortaliça por ano. A recomendação da OMS é de 146 kg ao ano. 
   A pesquisa Datafolha mostra que os homens consomem menos frutas que as mulheres: 35%, contra 42%. Com as verduras se passa o mesmo – 42% e 48% - e também com legumes: 38% e 44%. Em relação á escolaridade, a ingestão diária de frutas e hortaliças é menos frequente entre os que têm ensino fundamental e médio – 37% e 35%, respectivamente – e cresce entre aqueles com ensino superior – 50%. 
   A pesquisa também mapeou os fatores levados em conta na hora da compra. No geral, o preço não é determinante. O gosto vem em primeiro lugar: 31% dos entrevistados consideram a preferência por determinada fruta, legume ou verdura. Em seguida, vem a sazonalidade, mencionada por 17% das pessoas. Empatados em terceiro lugar, com 14% cada, estão a aparência e o preço. O modo de produção dos alimentos – cultura convencional ou orgânica – por exemplo, influencia na decisão de apenas 4% dos consumidores. 
   Entre os mais escolarizados, a sazonalidade aparece como motivo de compra relevante, o que indica maior acesso à informação e consciência de consumo. Também no Sul, a sazonalidade é mencionada. Para Brondani, isso se deve à maior percepção das diferenças das estações na região.
   Um dado preocupante é que, entre os mais jovens, a aparência e a facilidade de consumir influencia na hora da compra. “Entre os mais velhos, o zelo com a saúde é determinante!, declarou Brondani. (MARIA GAMA, Folhapress, página 8, FOLHA GERAL, quarta-feira, 18 de outubro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares