sábado, 21 de outubro de 2017

ACORDANDO COM O RÁDIO LIGADO


   Tive que solicitar um documento num órgão público onde há grande procura por aquele tipo de serviço e, sabendo que teria que enfrentar filas e algum tempo d espera, coloquei o relógio para despertar bem antes do amanhecer. Sozinho na casa às escuras me dei conta do encanto da noite se rendendo ao dia e de como pode ser prazeroso observar a beleza do alvorecer, apreciar as cores e os sons do dia que se aproxima. 
   Os pardais, bem-te-vis e quero-quero comandam a passarada na cantoria matinal, dando boas vindas ao dia que começa e, lentamente, a penumbra da madrugada vai abrindo espaço para a luz, numa suave transição da noite para o dia. Em seguida, as pessoas passam a assumir o seu lugar na natureza, sendo impossível não ouvir o ruídos vindo das casas vizinhas, as batidas de portas e janelas, o barulho de aparelhos eletrodomésticos, de alarmes e motores de automóveis, enfim, o cotidiano da vida. 
   Fiquei pensando nisso tudo e de repente me lembrei do tempo em que minha mãe me acordava cedinho pra ir à escola. Vieram à memória o cheiro bom do café sendo coado, o sabor da manteiga derretendo na quentura do pão, o perfume do uniforme escolar, limpinho e engomado... e o barulho agradável do rádio ligado! Ouvir rádio ao amanhecer era um costume das famílias daquela época e se repetia na maioria das casas. As pessoas gostavam de ouvir as primeiras notícias do dia pelas emissoras AM e as rádios iam intercalando verdadeiras pérolas da música sertaneja durante a programação. Pode-se dizer que aquilo era a apresentação da autêntica música sertaneja, algo que as pessoas hoje chamam de “música de raíz ou modão”. 
   Era interessante perceber que as famílias ouviam o rádio em alto volume e ninguém se incomodava por isso, talvez pelo fato de que grande parte dos aparelhos ficava sintonizada na mesma estação, sendo muito difícil saber quem estava com o volume exagerado. As famílias se reuniam durante o café, cada um se preparando para cumprir as obrigações do dia e enquanto isso o locutor mandava saudações aos ouvintes, dando detalhes precisos de identificação: “aqui vai nosso sincero abraço para a família do senhor Antonio Farias da Silva, nosso querido ouvinte da Fazenda Santa Helena”. 
   Naquela época possuir telefone era privilégio de poucos e as pessoas pediam músicas por meio de cartas enviadas às emissoras de rádios, que atendiam à demanda conforme os seus critérios. Confesso que havia uma silenciosa inveja na vizinhança quando alguém era atendido. Surgiam comentários como: “Dona Cidinha, a senhora ouviu na Rádio Difusora que a família do Pereira foi citada novamente no programa Bom Dia Sertão?”.
  É dessa época que vem a minha admiração e respeito pelos profissionais do rádio e pelas duplas sertanejas que levavam entretenimento e alegria às pessoas. Não dá para esquecer de Tonico e Tinoco, Belmonte e Amaral, Pedro Bento e Zé da Estrada, Liu e Léu, Torres e Florêncio, Tião Carreiro e Pardinho, Cascatinha e Inhana, Zé Carreiro e Carreirinho, Irmãs Castro, Zilo e Zalo, Zé Fortuna e Pitangueira, Zico e Zeca, Lourenço e Lourival, Irmãs Galvão, Milionário e José Rico e tantos outros artistas daquele tempo. E assim, querendo homenageá-los, rezo para que no amanhecer de um reino encantado do Norte do Paraná, alguém esteja ouvindo com o rádio ligado. (Crônica escrita por GERSON ANTONIO MELATTI, leitor da FOLHA, página, 2, coluna DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, 21 e 22 de outubro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares