domingo, 14 de dezembro de 2014

QUINTAL DA VOVÓ


     Eu  e minha irmã crescemos dentro de apartamento.  De vez em quando descíamos  para brincar com a criançada do prédio, mas eu, pelo menos, fiquei muito tempo em frente a TV quando era pequena.
     Minha alegria era passar os fins de semana na casa da avó, que morava na rua de trás. Lá fazia do varal uma rede para jogar vôlei com os primos, balançava na rede debaixo do barracão escutando a chuva cair, ouvia a vó cantar “mamãe polenta” para a gente correr e o lencinho na mão passa de neto a neto na roda. No mês de festa junina, subíamos no telhado para ver os balões no céu e cantávamos cantigas antigas, com a vó puxando o coro. E foi naquele quintal que comemoramos nossa primeira comunhão, quando a rua da casa da vó era ainda de terra. Naquela época, os aniversários tinham lanche de  carne louca e o bolo era branco com recheio de ameixa e cobertura de chantili e coco ralado e sempre tina uma rosa como enfeite
     Naquele quintal  tinha planta de todo jeito, porque a vó adora um vasinho. Tinha até uma jaqueira e uma laranjeira, que foram cortadas porque eram muito altas  e invadiam o quintal do vizinho. As rosas  do jardim da frente da casa eram tão cobiçadas por quem passava na rua, que vira e mexe um ou outro passava a mão  pelas grades do portão para surrupíar uma flor.  A vó tinha orgulho do roseiral e eu tenho orgulho de ter uma vó como ela.
     Pois ua paixão pelo verde – até hoje ela cultiva plantinhas em pequenos vasos e presenteia as filhas, netas, sobrinhas, amigas com samambaias lindamente frondosas – passou  para a segunda neta, minha irmã, que hoje é bióloga.
     Casada com um biólogo, eles decidiram que precisariam viver numa casa com um quintal grande. Não importava se a casa tinha um único quarto, se a sala e a cozinha eram um cômodo só, se as visitas teriam de dormir no sofá-cama. O importante era ter terra suficiente para eles cultivarem o máximo de plantas possível.
     E não é que deu certo. O pequeno refúgio do casal tem de tudo: de mamão a tomate, de manjericão a maracujá, de plantas ornamentais a lavanda. E tem o gato branco que se esconde no meio do mato que preserva  a umidade das mudas.
     Ela me contou que quando  viu o terreno, o marido decidiu que faria dele o “jardim da vovó”, que parece bagunçado à primeira vista, pelo tanto de planta que aglutina, mas que oferece um pouco de tudo que é preciso  para confortar, como boldo e hortelã,  por exemplo
    Do gramado abandonado à pequena  “ floresta” que se transformou a casa da irmã, pude perceber o quanto a natureza sabe ser generosa com quem lhe dá carinho. Ainda que sejam pequenos quintais floridos no meio da cidade grande.  ( Texto escrito por MARIANA GUERIN, jornalista da FOLHA, extraída do espaço dedo de prosa, pag 2, da FOLHA RURAL, publicado no jornal  FOLHA DE LONDRINA,  sábado, 13 de dezembro de 201    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares