domingo, 21 de dezembro de 2014

NATAL DE OUTROS TEMPOS


     O meu Natal do tempo de criança. Lá pelos anos de 1960, era bem diferente do Natal  das crianças de hoje, mas tinha um encanto especial, do qual tenho umas lembranças muito boas.
     Uma delas era o presépio montado na igreja, simples, com uma graminha de alpiste previamente semeado para estar bonita e verdinha nesses dias, um laguinho feito com espelho e pó de serra em volta, animaizinhos, a família de Nazaré no centro, a estrela e os interessantes reis magos  Belchior, Baltasar e Gaspar.
     A missa do Galo era um grande mistério e eu nunca conseguia assisti-la. Dormia antes, sonhando e imaginando um galo enorme, penas coloridas, vestido de padre e todo paramentado para o Natal. Acabava a missa e ele ia embora, batendo as asas e voando para o céu. Em parte essa fantasia se devia a uma música cantada todos os  anos por uma dupla de japonesinhas nas apresentações do salão da igreja. A música dizia que “por ser dorminhoca você nunca há de  ver a missa de uma galinha choca, quem dirá a de uma padre... galo”!
     A missa acontecia nas “vésperas” do Natal, à  meia-noite, como contava a minha avó Luísa, incentivando a nossa fé ingênua e a nossa imaginação fértil. Como toda criança que brinca muito, ansiosa pela festa do Natal, ia dormir cedo, pensando e sonhando com o dia seguinte: esse sim,  era o dia!
     A manhã do Natal era a mais esperada  do ano todo. Se vocês pensaram que era pelo presente, enganaram-se. Esse costume eu conheci mais tarde e não tinha tamanha importância.
     Eu, meus  irmãos e primos levantávamos mais cedo e ganhávamos, cada um, uma garrafinha de guaraná , recipiente de vidro, com um “pescocinho”  torneado, e, é claro, apenas fresquinha, pois não havia geladeira em casa. Ficávamos contemplando a garrafinha na mão, sentindo por antecipação o prazer de saboreá-la no almoço, especialíssimo, quando minha avó fazia macarrão caseiro com molho de tomate salpicado com queijo  ralado e pastéis de carne com azeitonas. Um frango assado e recheado com farofa completava o cardápio de Natal. Após o almoço, doces caseiros. Quanto á garrafinha de guaraná, estava ainda mais quente, alguns não agüentavam  esperar e abriam antes, enchendo a barriga de líquido, sob os protestos das mães: não falei para não tomar antes? Agora não vai  comer direito...

     Aí a gente sentava para saborear aquela ceia maravilhosa, diferente, que acontecia uma v ez por ano, regada, com o já disse, a guaraná de garrafinha. Dávamos altas gargalhadas com meu avô Mário que, como bom italiano, não  dispensava  o vinho tinto de garrafão e as piadas. Era assim que a gente comemorava, com alegria e simplicidade, o nascimento do menino Jesus.  ( Texto escrito por ESTELA MARIA FREDERICO FERREIRA, espaço  DEDO DE PROSA, Folha Rural  pag 2,  publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado 20 de Dezembro de 2014), 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares