sábado, 6 de dezembro de 2014

PRESENTE DE NATAL

Mais um ano que termina  e fica a sensação de que os dias passaram depressa. O calendário está na última folha e os primeiros dias de dezembro  já se fazem presentes.  Refletindo sobre isso, me pergunto se as crianças de hoje entendem o significado do Natal e o que desejam ganhar como presente. Por isso busquei  memórias da  minha infância  para lembrar como eram os dias que antecediam o Natal
     Sei que o modo de vida, os costumes e os valores eram diferentes, sobretudo para quem morava em zona rural ou cidades pequenas. Nesses lugares, havia um  certo  encantamento  na época  natalina, a religiosidade era  forte e a mágica presença do Papai Noel com seu saco de brinquedos  não era o ponto principal. Para mim, os momentos  importantes  eram a ceia com a família, o envelope com dez reais que ganhava do avô e o caminhãozinho de madeira feito pelo meu pai.
Mas meu principal presente, e  também dos meus irmãos,  era sem dúvida a montagem do presépio.  A árvore começava a ser enfeitada no dia  30 de novembro e ia sendo aprimorada com detalhes a cada dia, como uma preparação para a noite feliz.  Os avós diziam que na Europa  fazia frio nessa época e que o pinheiro era a única árvore que não perdia as folhas, simbolizando a vida. Na primeira semana de dezembro a nona dava o sinal para a montagem do presépio,   retirando do armário as estrelas, enfeites, anjos, pastores, músicos, camponeses e animais
     Dado o sinal, íamos felizes para o mato procurar um pinheirinho e recolher barba de bode e musgo nas árvores, além de ornamentos como  argila, pedras, sementes e folhas.  Assim, envolvidos na natureza, fazíamos  um curral com sabugos sem saber que a palavra presépio significava  exatamente isso:  curral, manjedoura
     Com um espelhinho  formávamos um lago e com pó de café, arroz e cascas de ovos construíamos os caminhos que levavam à gruta, feito de um  porongo  aberto na frente, onde as figuras de Maria, José e o menino eram colocadas depois de algum tempo, quando o presépio começava a tomar forma. No dia de Natal, os vizinhos vinham admirar nosso presépio e nós íamos  ver os das outras casas,  atrás de idéias para fazer algo mais bonito para o próximo an
     Seguindo a tradição católica, o presépio era desmontado no dia 6 de janeiro,  data em que os reis magos foram reverenciar o menino Jesus.  Em seguida, minha mãe encaixotava os enfeites e guardava no armário.  Estas lembranças continuam  existindo dentro de mim e com elas aprendo que a alegria do Natal não está no conteúdo dos pacotes  ao pé da árvore,  mas na espera  e na  imaginação em reviver a história do nascimento de Jesus.  ( Texto de GERSON ANTONIO MELATTI, leitor da Folha, extraído do , suplemento FOLHA RURAL , espaço DEDO DE PROSA,  publicação da FOLHA DE LONDRINA,  sábado, 6 de dezembro de 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares