domingo, 21 de dezembro de 2014

DEZEMBRO FOI ALÉM DO IDEOGRAMA


     Não gosto muito do fim do ano. Parece um trem parado na última estação, um avião que não se sabe para onde decola. Vem uma melancolia, um balanço de perdas e ganhos, uma esperança teimosa  de que  no próximo ano as frustrações se dissolvam nas realizações adiadas.
     Na verdade, o tempo segue a rota circular, não há chegada nem partida, começo ou fim . É apenas a impressão criada pelo calendário , doze meses, doze signos do zodíaco que me fazem perceber que, afinal, o ano mesmo começa em fevereiro, sem data fixa, como no calendário chinês que leva em conta o sol e a lua, num ciclo lunisolar, palavra feia como minha/nossa falta de esperança na antevisão dos  recomeços, na ante sala dos ciclos.
     O ano novo chinês é marcado pela noite em que a lua nova  acontece na data mais próxima do décimo quinto grau do Aquário. Difícil pensar em chinês. Talvez por isso tenham inventado os  ideogramas, que põem o  tempo e os ciclos em grafismos que fazem meu olhar se perder numa paisagem de idéias.  Eles dizem lua, e a lua se materializa. Montanha,  e a montanha se ergue.Sem grandes descrições, apenas com dois ou três traços. Penso na beleza de conter o mar em duas pinceladas, num carimbo de nanquim de dois centímetros. Nunca o mar encolheu tanto nem foi tão grande quanto no China.
     A poesia do oriente se planta e se colhe em traços. Não é preciso reunir tantas palavras como faço para descrever o que significa o fim do ano. Essa melancolia que existe  mas é difícil de explicar. Seria melhor representar sem escrever muito? Usar as sínteses tão profundas quanto as crônicas e os contos  prolongados?  A  natureza nos ensino exatamente isso ao inventar a lágrima. Ideograma/lágrima= tristeza profunda, Com variações para alegria desvairada.
     Mas vivo do outro lado do mundo, leio Clarice e reflito sobre a tristeza de dezembro. Em Clarice, isso se materializa num aconteciment5o intrigante: Nasceu em 10 de dezembro, morreu em 9 de dezembro de 1957, na véspera de completar 57 anos. Tenho para mim que morreu de tristeza a Clarice, mas antes deixou no mundo uma celebração em palavras. Cada um se expressa conforme seu hemisfério. Este é o maior inventário que se pode ter na vida. Inventário de  invenção, percebam. Não aquele dos contabilistas. Porque somos escritores, não advogados. Em dezembro perfilamos palav rãs, não contamos dinheiro, o que torna vida mais delicada.
     Termino com o ideograma / riso= alegria de viver. E se foi mais um dezembro.  ( Texto escrito por CÉLIA MUSILLI,     céliamusilli@terra.com.br  WWW.sensivelldesafio.zip.net  , Folha 2, pag 4, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 21 de dezembro de 2014).       


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares