segunda-feira, 14 de outubro de 2019

?QUE SERVE ESSA TAL DE PSICOTERAPIA


Se o desejo de se ver livre for verdadeiro encontra-se um caminho para a liberdade
Transcrição do texto escrito pelo psicanalista Sylvio do Amaral Schreiner, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA 
   “Conhece-te a ti mesmo”
   Essa famosa frase inscrita no Oráculo de Delfos, na Grécia, e usada por muitos sábios, continua atual e necessária; ela não saiu de moda. A importância de se conhecer é que quem não se conhece fica presa aos impulsos inconscientes e acaba sempre se repetindo. São aqueles indivíduos que estão sempre na mesma, estão sempre acorrentados a hábitos, situações e pessoas que gostariam de se ver livres e que trazem muito sofrimento. 
   Quem nunca ouviu falar da história daquela garota bonita e inteligente, mas que só se relaciona com homens sem-vergonha, que sempre a enganam? Ou daquele rapaz esperto e cheio de possibilidades, mas que perde a compostura e a razão quando se embebeda todo fim de semana, levando-o a fazer muitas besteiras? E muitos outros casos de pessoas que não conseguem mudar que ficam se repetindo e sempre na pior? Na maioria das vezes essas pessoas estão sofrendo, e muito. No entanto, continuam a sustentar o mesmo padrão de reações para a vida: se repetem e se empobrecem. Ficam fixadas num ciclo sem fim. 
   Todos esse comportamentos têm uma origem que pode ser encontrado na mente. Eles não aparecem do nada. Porém, para poder modifica-los é necessário adentrar à mente e pagar o preço por se conhecer. Não é um processo fácil. Exige paciência e persistência de cada um para vir a conhecer e aceitar suas próprias verdades. O que mais existe são pessoas que procuram se evadir de suas verdades, se apegando a racionalizações ou outras falsificações. Ou seja, em vez de ir em busca do conhecimento de si terminam por justificar por qualquer coisa e argumento a própria vida. 
   A questão é que essas pessoas que se enganam continuam a desconhecer a fonte de seus problemas e, por isso, estes permanecem sempre os mesmos. Aí vem a angústia e o desespero e lamentam terem um carma difícil e pesado. Até acho que essa história de carma existe mesmo, não é só história de misticismo barato. Apenas é um outro nome para o nosso inconsciente, que dirige nossas ações e nos tornam fantoches doso impulsos. 
   Para asir deste ciclo de repetições só mesmo usando a mente, que, alias, é o melhor recurso de que podem dispor na vida. A psicoterapia vem para ajudar a mente num trabalho de construção e elaboração. Para questionar por que estas repetições têm sempre que acontecer. Para vislumbrar alternativas de como viver de maneira diferente. Para pensar de verdade. Abrem-se possibilidades que antes não haviam sido cogitadas. Tudo isso é permitido pela psicoterapia para aqueles que ousam se aventurar e desbravar um novo continente: o próprio inconsciente. 
   Todo mundo, em menor ou maior intensidade, está preso à repetição. Só que se o desejo de se ver livre for verdadeiro encontra-se um caminho para a liberdade. (FONTE). Texto escrito por SYLVIO DO AMARAL SCHREINER, mundovivo@jornaldelondrina.com.br, psicanalista em Londrina, publicado na coluna MUNDO VIVO, página 8, segunda-feira, 14 de outubro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares