quarta-feira, 9 de outubro de 2019

ATÉ QUANDO?


Transcrição do Editorial do jornal FOLHA DE LONDRINA do dia 08 de outubro de 2019 
   Em agosto, os brasileiros pagaram 6,65% de juros, o que equivale a 116% ao ano. A média, calculada pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), leva em conta as taxas que os consumidores pagam no comércio, nos cartões de crédito, cheque especial, na compra de automóveis e em empréstimos pessoais. 
   Em qual outro país do mundo, os cidadãos pagam 227,26% ao ano. Esse lugar não existe. Esse patamar de juros é uma anomia econômica tipicamente brasileira. 
   O Banco Mundial calcula que o spread – diferença entre os custos que os bancos têm ao pagar o dinheiro e a taxa que eles cobram para emprestar para os clientes – no Brasil é o segundo mais alto do mundo. São praticamente 40% contra 45% de Madagascar. 
   A diferença para qualquer outro país é enorme. Na Argentina, por exemplo, são 6,9% ao ano. N Rússia, 5,6%. Na quase totalidade das nações, o spread não chega a dois dígitos. 
   E as medidas tomadas pelo Copom (Comitê de Política Monetária) desde outubro de 2016 não surtem o efeito desejado. A meta Selic caiu 61%, mas, conforme mostrou a FOLHA na edição de segunda-feira (7) a média dos juros para pessoa física caiu teve uma redução de apenas 26% no período. Para as empresas, a queda foi proporcionalmente maior: 36%. Mas longe da taxa básica.
   Os bancos alegam que a inadimplência é maior no Brasil e, por isso, os juros também. Mas essa justificativa não é majoritariamente aceita pelos agentes econômicos. A Fiesp – associação que representa a indústria paulista – sustenta que, na Itália, por exemplo, h´uma inadimplência três vezes maior que a brasileira e um spread oito vezes menor. 
   Grécia, Bulgária, Romênia, Portugal, Hungria, Rússia, Espanha e Índia, também teriam mais inadimplência e menos juros, de acordo com a entidade. 
   O mercado espera que, ao fim de 2019 a taxa básica de juros terá caído de 5,50% para 4,75% ao ano. Descontando uma inflação oficial de 3,40%, teríamos um juro real aproximado e 1,30% . Resta aos bancos se adequarem a esse novo cenário. 
   Não é possível que o Brasil seja considerado o país dos maus pagadores para justificar taxas estratosféricas como as atuais. Sem juros civilizados, nunca teremos um ciclo de desenvolvimento expressivo e sustentável. 
   A FOLHA é produzida diariamente pensando em seus leitores. Obrigado pela preferência! (FONTE). Editorial do jornal FOLHA DE LONDRINA, página 2, opiniao@folhadelondrina.com.br segunda-feira, 08 de outubro de 2019)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares