segunda-feira, 21 de outubro de 2019

LIMITES AOS GASTOS


   Transcrição do Editorial do jornal FOLHA DE LONDRINA, segunda-feira, 21 de outubro de 2019, 21 de outubro de 2019 
   Com o objetivo de tornar mais transparente os critérios e estabelecer limites aos gastos públicos, a Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná protocolou um projeto de resolução que disciplina os gastos com as chamadas verbas de ressarcimento. 
   Atualmente, os deputados estaduais têm direito, além de salários de R$ 25,3 mil e da verba de gabinete, cota mensal de R$ 31,4 mil para contratar até 23 cargos comissionados. Essa verba pode usada para bancar itens como transporte, material de escritório, hospedagem e publicidade. O projeto de resolução deve ser encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça nos próximos dias.
   O uso da verba de ressarcimento tem sido alvo de ações judiciais, movido por entidades como a organização não governamental Vigilantes da Gestão Pública. Houve questionamentos, entre outros, acerca da utilização do dinheiro para bancar “benesses” a terceiros e reembolso por gastos e bares e espaço de lazer da capital paranaense.
   No início de outubro, o Ministério Público emitiu recomendação administrativa cobrando justamente melhorias no controle das despesas e maior transparência na divulgação dos dados por parte da Assembleia Legislativa. Foram abertos, inclusiva, procedimentos investigatórios sobre supostas inconsistências. 
   No documento, o órgão solicita a unificação da normatização a respeito do ressarcimento de gastos, além de adequação jurídica da verba destinada ao custeio de alimentação, hospedagem e transporte. 
   Mesmo com as limitações, os deputados estaduais não têm motivos para queixas sobre os valores permitidos para as despesas passíveis de ressarcimento. De acordo com a Casa, o projeto fixa em até R$ 2.517,47 por mês e por gabinete o limite máximo para despesas em restaurantes ou lanchonetes. O custo máximo das refeições não poderá passar de R$ 208,40 cada. No caso do transporte, a indenização será calculada de acordo com a quilometragem rodada.
   Outra medida prevista na resolução diz respeito ao período eleitoral. Quando o deputado disputar a reeleição, não poderá usar valores remanescentes, uma vez que o saldo será zerado no dia em que faltarem seis meses para a realização do pleito. Iniciativa salutar para evitar vantagem para quem já tem mandato.
   De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), todas as informações sobre as despesas serão publicadas no Portal da Transparência, incluindo notas e dados dos fornecedores.
   Transparência nos gastos é mais do que desejável. Os valores autorizados pela Casa, no entanto, como refeições de mais de R$ 200 reais por pessoa, são muito distantes da realidade da maioria dos paranaenses. Ainda mais em um momento de crise necessidade de austeridade nos gastos públicos.    A FOLHA agradece a preferência. (FONTE)- Editorial do jornal Folha de Londrrina, página 2, opiniao@folhadelondrina.com.br segunda-feira, 21 de outubro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares