domingo, 22 de julho de 2018

A REVOLTA DAS FRUTAS


      Se abacaxi falasse gritaria: 
   - Parem de me bater! Me derrubam na colheita, me jogam em carreta, despejam em armazém, lançam em caminhão, no mercado me tombam, no supermercado levo mais alguns tombos e assim acabo todo batido!
   A banana balbuciaria: 
   - Pois eu te invejo, diz que apanhou mas nem se vê, enquanto eu...
   A maçã murmuraria:
   - Eu tenho a sorte de viajar em caixote, mas sempre jogada e despejada de qualquer jeito, também acabo manchada de pancadas. Gente me pega, olha, joga de volta, mais uma pancadinha...
   - Sei disso melhor que ninguém, apartearia a pera – Pois sou colhida bem verde por ser tão frágil ,de casca fina, onde depois vão aparecendo as pancadas conforme vou murchando...
   - Em mim também – bradaria o abacate – tanto me batem!
   - E em mim então? – emendaria o mamão.
   Todos daí olhariam para a melancia que enfim falaria:
   - Por que olham para mim? Sou a maior mas também nada posso contra a pancadaria! E, se tenho esta casca grossa que me protege, acho que, se levar tombo, será um só e me esborracho!
   Então cochicharia aliviado o limão:
   - Que bom ser pequeno e azedo...
   - Mas que paranoia! – bradaria a atemoia –       Quem se conforma vive conforme ou luta por melhora! Por que não mudamos essa história? Sem frutas, as pessoas viveriam doentes, sabiam?
   As frutas em coro responderiam saber disso muito bem mas, suspiraria a cereja, fazer o quê? 
   - Lutar – gritaria a atemoia – Frutas do mundo, uni-vos! Basta de pancadarias! Abaixo o transporte bruto! Viagens com embalagem! Manuseio com amor! Respeito para as frutonas, carinho para as frutinhas!
    O figo então falaria então fidagalmente:
   - Minhas queridas frutas, vocês sabem que fui a fruta de imperadores e nobres, tão saborosa quanto delicada, com vasta experiência de vida e, portanto, também com avançada visão. E sei que revoltas levam a nada, tudo só se resolve com educação. É preciso fazer os humanos entenderem que, tratando mal as frutas, diminuem a renda dos produtores, o lucro dos mercadores e os empregos dos trabalhadores, aumentando apenas o lixo. Portanto...
   - Menos falação e mais ação – reagiria a manga – A atemoia tem razão, se ficarmos falando do que precisamos, estaremos apenas imitando os humanos. Precisamos fa-zer!
   - Mas – suspiraria novamente a cereja – Não temos mãos, nem ao menos pés, embora chamem as caramboleiras de pés de carambola. Nada podemos fazer senão continuar nossa missão de vida que, sabem todos, será sementear ou ser comidas. 
   - Ou virar lixo – lamentaria a ameixa – Mas meu sonho é virar sorvete ou geleia...
   - Ora, não delre – se revoltaria a uva – Eu viro suco e vinho e...
   - Che-ga! – comandaria a laranja – Vocês estão parecendo gente, tão cheias de ego, quanto de sementes! Vejam ali o cronista a anotar, quem sabe possa ser nosso porta-voz!
   Todas as frutas então olhariam esperançosamente para o cronista, até o caqui pedir: - Fale por nós! – e as frutas repetiriam: fale por nós, e enfim todas as frutas se juntariam em coro: fale por nós, fale por nós...
    O cronista prometeria fazer o que pode, uma crônica, e as frutas se calariam, algumas até meio murchando, a esperança michando, o maracujá enrugado a resmungar: 
   - Pouco me importo! Em mim podem bater, seco como sou...
   Mas a romã ainda sussurraria corando: 
- Ah, eu não desisto de ser tratada com amor... Já viram que romã ao contrário é amor? Então...
- Não se vanglorie – fala a jaca – Já ouvir falar de rejeição?
   - E eu então – começa a jaboticaba, mas o cronista avisa que toda crônica acaba (Crônica escrita por DOMINGOS PELÇEGRINI, dpellegrini@sercomtel.com.br caderno Folha 2, página 3, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI, 21 e 22 de julho de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares