segunda-feira, 9 de julho de 2018

A CORAGEM DOS PIONEIROS


A menina Elvira nasceu no ano de 1926 em Rubião Junior, distrito de Botucatu-SP. Era a caçula dos onze filhos. Passou a infância entre cafezais e pés de frutas, brincando e trabalhando, carregando a chaleira enorme, pesada, cheia de café com leite e o cesto carregado com polenta assada na chapa e pão com manteiga, tudo feita em casa, pela mãe, dona Rachel, para matar a fome do pai e dos irmãos que passavam o dia trabalhando na roça. A menina contava sempre com a ajuda dos primos por ser muito pequena. 
   Na década de 1930, o seu pai, sr. Giacomo Piccinin, veio conhecer o Norte do Paraná e na volta a Botucatu para provar que a terra era muito boa levou para sua esposa, dona Rachel, uma flor crista-de-galo bem grande que nascia em abundância na mata da região. 
   Comprou da Cia. de Terras Norte do Paraná vários alqueires situados na Gleba do Jacutinga, atrás da atual fábrica Cacique de Café Solúvel. Primeiro veio o pai com os filhos mais velhos, construíram um rancho e iniciaram o cultivo de café, algodão, frutas, legumes e a criação de galinhas e porcos. Depois vieram a mãe com os filhos mais novos. 
Corajosamente deixaram tudo para trás: uma família grande de tios e primos; uma casa boa de alvenaria com água encanada e bem mobiliada. O porquinho de estimação, Chiquinho, foi morto às escondidas para as crianças não sofrerem e veio para Londrina em forma de carne frita guardada dentro da lata, na sua própria banha. 
   A viagem de trem, com toda a tralha, foi até Jataizinho, onde atravessaram o rio Tibagi de balsa e depois prosseguiram a viagem no caminhão do sr. Encrenca, apelido ganho por ser muito encrenqueiro. A viagem demorou 15 horas de Botucatu a Londrina. 
   Foram morar no rancho de palmito que tinha frestas tão largas por onde se via a mata, os macacos, os passarinhos, o céu cheio de estrelas e dormiram por um bom tempo, tendo como cama os montes de algodão. 
   Hoje, aos 91 anos, a pioneira continua cultivando flores, jabuticaba, acerola, manga, araçá, alecrim e capim-cidreira no alto do edifício onde mora, no centro da querida Londrina, e às seis horas da tarde seus olhos brilham e ela sorri feliz quando as andorinhas fazem revoadas entre os prédios. (FONTE: Texto escrito por SONIA MARIA FARIA PEREIRA, leitora da FOLHA, página 2, coluna DEDO DE PROSA, caderno FOLHA RURAL, 7 e 8 de julho de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares