domingo, 11 de março de 2018

ORAÇÃO


   Quando o feminismo ainda se engalfinhava com ódio aos homens e rasgação de sutiãs, lá nos anos 1970, ouvi da boca de uma mulher: 
   - Mulher que é mulher não chora!
   Anos depois, ela me disse que mulher chora, sim, homens também, e melhor é chorar juntos. Já outro dia ouvi de um jovem apaixonado: 
   - Ela nem queria saber de mim até o dia em que chorei, nem lembro mais porque, aí ela também se apaixonou!
   Quanta evolução – tecnológica, social e emocional. 
   Minha avó materna não casou com quem escolheu, mas com quem seu pai mandou casar, e magrinha e fraca de dar dó, lavou roupa no tanque até se deitar para morrer. Minha nonna paterna jamais pensou em trabalhar fora de casa, todo dia religiosamente fazendo almoço e janta, lavando e passando, arrumando e limpando, com serenidade e alegria que só vendo. Seu único lazer eram as novelas de rádio, que entretanto ouvia tricotando. Já suas bisnetas têm lavadora de roupas e de louças, pedem comida pelo uatzap e mandam o marido trocar fralda do nenê, coisa impossível para meus avós. 
   Na cafeicultura, nosso berço histórico, a mulher era a primeira a levantar, para fazer o café e, depois que o marido ia para a roça com os filhos, cuidava da casa e das roupas, da vaca e das galinhas, do cavalo e da horta, fazia almoço, que ia levar na roça, onde batia enxada até voltar para fazer a janta, que lavava antes de ser a última a deitar para ser de novo a primeira a acordar. Uma escultura da Mulher Colona seria com uma peneira nas costas, um filho mamando no colo e outro agarrado na saia, no outro braço uma vassoura e nos pés uma enxada, na cara olhar firme e sorriso doce. Ou conforme uma bisavó: 
   - Mulher daquele tempo era valente por dentro. 
   Minha mãe desquitou Já nos anos 1950 quando se separar do marido era se situar entre leviana e prostituta. Hoje, quase um terço dos lares brasileiros são tocados por mulher sozinha, e essa garra deve vir lá do tempo das cavernas. 
   O homem sai para caçar, comunicando por gestos (a linguagem ainda não existe) que voltará até o anoitecer, ela não deixe de manter o fogo aceso e de vigiar as crianças, os lobos rondam por perto. Mas anoitece e ele não volta. Ela mantém a fogueira acesa na boca da caverna, para não enfumaçar dentro e espantar as feras lá fora. 
   Mas ela é humana, ela dorme, acorda com rosnados e não vacila, pega um tição e espanta os bichos. A carne defumada porém está quase acabando, e as crianças olham para ela. 
   Então ela sai da caverna com nenê no colo, cavoca raízes, manda o menino pegar frutas, a menina catar ovos. Volta a tempo de reavivar o fogo e, antes de anoitecer, ainda vai catar lenha. Então volta o homem, contando que foi com vizinhos da montanha lutar contra invasores vindos de outro vale. 
   Ela cuida de suas feridas, reaviva o fogo, deita e dorme confiante, a família de novo unida. O homem acorda faminto, quer saber de comida, ela dá o que tem, ele vê que logo precisará sair para caçar. Quando sai, aponta a fogueira, ela balança a cabeça, sabe muito bem que terá de manter o fogo, cuidar das crianças, encher a cabaça de água, e aprendeu até como afastar as feras, mas não sabe comunicar isso, então faz um gesto vago, pode ir, e ele vai. 
   Somos todos filhos desse homem e dessa mulher, e as feras continuam à espreita: o Estado corrupto e incompetente, as escolas deficientes, a creche sem vagas, o trânsito assassino, a crise e o desemprego, as drogas e as quadrilhas, as descrenças e os desatinos. 
   Então aqui está a oração: Deus, dai mais força para as mulheres, mais ternura para os homens, assim mais esperança para as crianças, e que todos os amem muito bem, amém. (FONTE: Crônica escrita pelo jornalista e escritor DOMINGOS PELLEGRINI, d.pellegrini@sercomtel@.com.br página 3, caderno FOLHA 2, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI, 10 e 11 de março de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares