sábado, 5 de agosto de 2017

OS BODES DE LAVOSIE


   Nossos vizinhos na Água do Mel no simpático município de Rondon, no Noroeste do Paraná, era uma família de cearenses, pessoal muito trabalhador. Lavosie, o chefe da família e Dona Mundinha, sua esposa, tinham vários filhos. Vieram para o Norte do Paraná para trabalhar nos cafezais. Em muitas noites, vinham nos visitar e como o casal gostava de uma cachaça, meu pai ia logo pegar o garrafão de pinga que ficava embaixo da pia da cozinha. 
   Quando era dia de matar porco, minha mãe chamava Mundinha para ajudar na lida. Ao entardecer, chegavam da roça os homens e já ia sentando nos bancos em volta do tacho de torresmo, que fervia. Comiam torresmo “regado” com a “branquinha”. Lavosie era um zabumbeiro dos bons e sempre acompanhado por Mundinha no triângulo que arriscava umas músicas nordestinas, e com certeza, ajudava a matar as saudades do seu querido Ceará. 
   Num certo dia, Lavosie prometeu ao pai que iria pedir a seus primos lá do Ceará, para mandar dois bodes para Mundinha preparar a festa de São João. Meu pai não entendeu como os “bichinhos” viriam para cá, pois naquela época o único meio de transporte era os lendários caminhões “pau de arara”. Passaram alguns dias e nada de falar mais dos bodes. Meu pai então perguntou à Lavosie sobre os bodes. 
   -“Ah, seu Adelino, nem te conto”, falou o cearense: “não é que o correio mandou para Marechal Cândido Rondon, mas já enviaram para cá”. Duve, um catarinense que trabalhava para nós, foi logo perguntando: “- mas quem está tratando desses bichos, Lavosie?” . – “Ora, ora, Duve”, exclamou Lavosie, “não são vivos, são mantas de carne de sol”. – “Aha, bom, exclamou Duve”.
   Enfim chegou a encomenda. Na noite de São João, o terreirão todo enfeitado com as bandeirinhas coloridas, a fogueira acesa, a correria das crianças ao redor da mesma, então foi servido o prato preparado por Mudinha, o bode ao molho e com a farinha ao lado. Todos os presentes se serviram. Os nordestinos se deliciavam com o jantar, mas os demais não apreciaram, pois o cheiro e o sabor eram muito fortes lembrando o animal vivo. 
   A Zu, uma morena b
onita, filha de Cassimiro que morava do outro lado do córrego, não conseguia nem olhar para a panela. Era a “patricinha” da época. Após o jantar, Lavosie, Mundinha e o sanfoneiro Abidias animaram o forró. 
   Mas enfim, valeu pela alegria dos nordestinos. (FONTE: Crônica escrita por SIDINEI GIROTTO, leitor da FOLHA, página 2, coluna DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, sábado e domingo, 5 e 6 de agosto de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares