domingo, 6 de agosto de 2017

BEM-AVENTURADOS OS QUE "BRINCAM EM SERIO'


Criar um cotidiano lúdico é o melhor caminho para manter o humor e ter boas ideias
   Outro dia deparei-me com um caminhão de entrega de gás totalmente decorado com bichos de pelúcia. Era bicho na cabine, bicho na carroceria e até no retrovisor. Um simpático sapinho ria como quem vive na lagoa, embora estivesse estacionado ao sol do meio-dia numa esquina do centro de Londrina.
   Enquanto apreciava ursos, cachorrinhos, gatos e bonecos de olhos arregalados, chegou o motorista vestido com uma roupa colorida e um quepe maneiro, empurrando um desses carrinhos de entrega com o sorriso de quem sabe que sua mania chamou mais uma vez a atenção. Se há uma coisa que me dá prazer é conversar com pessoas desconhecidas desde que eu suponha, por alguns indícios, que elas têm uma boa história para contar. 
   Ao ver Jiló – soube depois que este é o seu apelido – pressenti que era uma pessoa interessante. Afinal, não é todo dia que um homem que trabalha duro carregando botijões demonstre sensibilidade, colecionando bichinhos que leva a passear pela cidade como seus companheiros de jornada. Perguntei a ele o motivo de ter tantos brinquedos: “É para enfeitar mesmo”. Mas não são para vender? – insisti para dar corda à conversa. “Não, as pessoas sabem que gosto, me dão de presente e eu vou pendurando aí,” respondeu como um condutor de fantasias. 
   Não sei se a mania tem algo a ver com sua infância e seria muito “psicologismo” supor que Jiló não teve brinquedos. Prefiro achar que ele se sente feliz cultivando um hábito que não faz parte apenas da vida das crianças. Colecionar, seja o que for, faz parte da memória ancestral do homem. Na Pré-História os coletores já frutas e pedras, algumas para uso, outras, acredito, por satisfação. Mais tarde, ferramentas passaram a ter valor para os colecionadores barbudos que levavam para as cavernas tudo o que conseguiam recolher para utilidade ou como um trunfo de seu próprio esforço. 
   Para quem coleciona, o valor de um objeto é outro. Pode ser uma moeda rara ou um sapatinho de bebê, como ouvi dizer que ocorre com um colecionador de Londrina que anda pelas ruas com um carrinho cheio de botas e chinelinhos que recolhe no lixo para transformar em troféus. Quem me falou desse homem não soube me informar onde posso encontrá-lo. Com sorte, talvez um dia eu me depare com ele e puxe conversa como fiz com Jiló, o entregador de gás que é um doce, transformando sua atividade numa cena divertida, levando às ruas um caminhão enfeitado que alegrou meu dia como se chegasse o circo no bairro, em plena terça-feira, trazendo a alegria de um sapo no retrovisor ou de um urso no para-choque. 
   No fundo, admiro quem transforma o trabalho numa coisa divertida. A leveza protege nosso espírito dos embates, por isso imagino Jiló voltando para a direção cercado de bichos de pelúcia depois de enfrentar a dona de casa mal-educada do sexto andar ou um motorista nervoso que faz do carro uma espécie de arma. 
   Bem-aventurado os que fazem de seu cotidiano uma coisa prazerosa. Por isso, vou enfeitar meu computador com chocolates neste inverno porque não existe coisa melhor para aquecer a alma do que desembrulhar um bombom às 15h30 , quando a redação esquenta com a fúria das notícias e quem é sábio adoça a vida em vez de contaminar os colegas com seu mau humor. Bem-aventurados os que “brincam em serviço” porque deles é o reino da alegria e do expediente lúdico. (FONTE: Crônica da escritora e jornalista CÉLIA MUSILLI, celia.musilli@gmail.com caderno FOLHA 2, página 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 5 e 6 de agosto de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares