sábado, 5 de agosto de 2017

CHUVA


   Chove, o caixa automático lotou, guarda-chuvas a pingar em sandálias, maquiagens a escorrer, uma dúzia de tipos tão diferentes quanto próximos: gravatas roçando em tatuagens, os mais diversos cheiros socioeconômicos, do perfume da vovó de cabelos vermelhos ao ciclista suadão de capacete, enquanto alguém espirra e outro diz lá vem gripe, aí uma voz fala alto: ei, alguém pegou meu celular!
   Silêncio instantâneo: afinal, trata-se do bem mais conhecido e querido, o companheiro de todas as horas e até minutos, a paixão dos jovens e o xodó dos idosos, e o sujeito de macacão fala ainda mais alto: 
   - E quem pegou meu celular continua aqui dentro.!
   Todos se olham aturdidos até um guri falar abraçado ao esqueite:- Liga pra ele, ué. 
   Um de jaqueta diz que desligar o celular é a primeira coisa que o ladrão faz, mas um engravatado diz que não custa tentar, oferecendo o próprio celular ao de macacão. Ele liga no silêncio, só se ouve a chuva lá fora e finalmente: - Tá desligado. 
   Era um ifone novinho, ele geme, pra pagar em doze vezes... Mas isso não ficar assim, diz o de jaqueta:
   - Eu sou policial e vou revistar quem sair. 
   - Mas – a vovó cantarola – mulher tem de ser revistada por policial feminina...
   Já vi que a senhora é da turma dos direitos humanos, diz ele, mas o engravatado diz que ela tem razão: 
   - Eu sou promotor e, diante da peculiaridade da situação, sugiro que uma cidadã reviste a outra, são só duas mulheres, não?
   - Não, querido – sussurra uma voz rouca. Eu sei que não pareço mas sou mulher. Ainda, mas de operação marcada. 
   - O guri de esqueite põe pra fora das bermudas os bolsos vazios e ergue a camiseta mostrando a barriga. Você pode sair, diz o policial, mas ele continua ali dizendo eu quero ver o que vai rolar, chefe, parece gibi. O promotor diz que, ao contrário, precisa sair pra audiência, e já vai saindo, a vovó puxa pelo paletó:
   Sem revista, não! É, pois se promotor precisa de auxílio moradia e auxílio alimentação, pode bem meter a mão num celular, não?
   Outro engravatado diz que é um acinte:
   - Sou advogado, excelência, e nem sei o que dizer.
   Eu digo que meu celular continua sumido, geme o de macacão, e minha mulher tá grávida, o celular pra mim é tudo. Sou eletricista. Como apoiando, as luzes piscam e apagam, mas os caixas automáticos continuam acesos. Eles têm no-breique, diz o guri, e todos olham para ele com respeito. Essa moçada sabe tudo, diz alguém, mas ele diz que não:
   A gente não sabe ganhar dinheiro, tio. 
   As senhoras podem se revistar, diz o policial, e a vovó diz que será uma honra ser revistada por uma grávida tão simpática, mas a outra mulher abaixo os olhos dizendo que não está grávida: 
   - Sou só barrigudinha mesmo... Mas também sou consciente dos meus direitos, mesmo não usando gravata, e sei que só por lei a gente pode ser obrigada a fazer alguma coisa, não é? 
É, engole o promotor, e o policial olha para o teto baixo suspirando fundo. Bom, diz um velhinho japonês até agora quietinho:
   - Pra revista não precisa tirar roupa, né?
   Na verdade, diz o engravatado, o certo é chamar a PM. O guri ri: 
   - Ih, tio, se não tiver sangue na parada, eles demoram horas, tem meia dúzia de viaturas pra cidade toda. 
   Mas lá no quartel, diz o de macacão, tem dezenas de viaturas encostadas esperando conserto. É verdade, diz o policial:
   E na delegacia tá faltando até papel higiênico.
   O que mais falta é vergonha, diz a vovó, e o engravatado aponta um celular sobre o caixa automático, não é aquele? Pega, liga, lembra: - Será que eu tinha desligado?
   Ninguém responde, a chuva passou e automaticamente o caixa esvazia. (FONTE: Crônica escrita pelo escritor e jornalista DOMINGOS PELLEGRINI, d.pellegrini@sercomtel.com.br página 3, caderno FOLHA 2, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI, 5 e 6 de agosto de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares