segunda-feira, 10 de novembro de 2014

VALE A PENA

          
     Pena é uma de minhas palavras preferidas. Há a pena literatura; a pena punição; a  pena sofrimento;  a pena dó  e compaixão; a pena lástima ou desgosto; o peso-pena; a pena clemência; a pena esforço; o travesseiro de penas; a penalidade máxima; o êxito obtido a duras penas. Nunca se dirá pena com um sentido apenas.
     Mas a pena que entrou pela janela, enquanto eu fazia minhas orações matinais, era só uma pena de pássaro. Veio voando com o vento. Professor Google me disse que a palavra pena tem origem no latim poena, que significa punição, castigo. O termo latino deriva do grego poine, que por sua vez viria do sânscrito punya, com sentido de puro, limpo. Daí a relação que se faz entre pena e a purgação dos erros, crimes, pecados. A minha pena ficou ali no chão da sala, enquanto eu rezava. Camões gostava de usar a palavra pena. “Que a pena que com causa se padece,/ a causa tira o sentimento dela;/ mas muito dói a que se não merece”, diz uma de suas elegias. Mas ele não apenas falou com a pena, ele também sofreu. Pena do amor. Pena do exílio. Pena do naufrágio. Pena da miséria. Vida plena de penas.
     Na noite passada, eu estava voltando para casa quando vi um homem deitado na esquina da  Rua La Paz. Compadeci-me do homem e lhe dei uma nota de vinte reais. Ele aceitou o dinheiro, mas disse: “Eu tenho fome, preciso de comida, faz três dias que não como nada”.  Dez minutos depois eu lhe dei um prato de comida quente.
     Ele se chama Luís. Quando  trocamos um aperto de mão, disse: “ Eu hoje estou assim sujo, mas aos poucos vou me limpando”. Punyo. A pena no sentido purgação, purificação, limpeza. O  xará de Camões me olhou com os olhos do fundo do abismo e me fez lembrar a oração de Salve Rainha: “A vós bradamos  os degradados filhos de Eva/ A vós suspiramos, gemendo e chorando  neste vale de lágrimas!.
     O jornal anunciou aumento no número de miseráveis no Brasil – e Deus anda encontrando maneiras diferentes de falar comigo.  ( Texto escrito por  PAULO BRIGUET  WWW.jornaldelondrina.com.br/blogs/comoperdaodapalavra  publicado pelo JORNAL DE LONDRINA, segunda-feira, 10 de Novembro de 2014, espaço DIA DE CRÔNICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares