domingo, 30 de novembro de 2014

GRAMADO, CANELA E CAFÉ


“Lave as mãos antes de sair”: o aviso, num sanitário de Gramado,  sintetiza a limpeza e a graça duma cidade que vive do turismo e vive o turismo
Conta lenda que tudo começou com as hortênsias, plantadas nos jardins, nas floreiras, nas varandas, nas encostas e até nas estradas, emoldurando uma cidade com cultura italialemã, compensando com cremes a friagem da serra, esquentando a alma com chocolates, enchendo os olhos com arquitetura, com comércio e serviços do melhor dos mundos. E com artesanato autêntico, quase -  quase – sem meidinchina.
Uma dúzia de museus numa cidade de 35 mil almas!  Com dois milhões e meio de turistas por ano, o turismo gera 90% da renda da população.  Sempre tem festivais e eventos, ou, como dizem,  Gramado flore o ano inteiro. Você compra pão artesanal aqui, feito na hora diante de você. Ali  toma um fondue caprichado como que. Aqui,  acoli e acolá se come em restaurantes charmosos, passeia-se em parques que parecem tirados  da Europa, as ruas são animadas de dia e agitadas à noitinha
A vizinha Canela é irmã gêmea de Gramado, também com talvez mais arquitetura alpina que muitas cidades dos Alpes. O comércio é fino, da decoração ao atendimento, e as ruas são bem cuidadas, as praças bonitas, os sanitários públicos limpinhos,  e em cada esquina belos bancos de madeira  esperam por conversa
Então volto a Londrina e vou ao recém inaugurado Museu do Café, que  beleza! Quantos objetos e utensílios a cafeicultura gerou ! E, no Cine Café do museu, que belos documentários sobre o ouro-verde! Que depoimentos emocionantes de quem viveu do café, mais que uma cultura, uma paixão! O bazar é uma beleza, com tantas lembranças artesanais para a gente levar,   cafeteiras, louças, bules, coadores de pano como o que coa café na hora ali no Bar Rubiácea
Mas o melhor é sentir no ar o cheirinho de café torrado na hora, em torradeira manual sobre braseiro, depois moído em moinho manual, os turistas fazem fila para cada um girar um pouco a manivela. E quantas geléias e doces e licores de café, além das cervejas com gosto de café, sorvetes e até chicletes de café
Depois saímos do Museu e já embarcamos em ônibus direto para uma fazenda histórica da cafeicultura, com sua sede reformada e decorada tematicamente, as casas da colônia transformadas em chalés para pernoite, e, no terreiro onde se secava café, agora dançam catira e cateretê, entre barracas de artesanato e comidas típicas  do colonato. Porco frigindo no tacho, pão saindo do forno de barro, doces de abóbora e goiaba borbulhando noutros tachos, e, quando sobe a lua, começa a Folia de Reis
Lá pelas tantas bate bumbo, vai começar o batuque, então acordo, estava sonhando no avião de volta para casa. A comissária (era tão melhor quando  eram chamadas de aeromoças)  oferecia bebidas, diz que o café está bom, peço só ág
- Sou de Londrina, café me dá muita lembrança.     ( Texto escrito  pelo escritor DOMINGOS PELLEGRINI, d.pellegrini@sercomtel.com.br  publicado no JORNAL DE LONDRINA  pag 17 domingo, 30 de novembro de 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares