terça-feira, 25 de novembro de 2014

NOTÍCIAS DA CHÁCARA

                                                     
PALMEIRA real  não tem a altura da imperial mas também não é fina como palmito. Plantamos meia dúzia rente ao muro da frente, e agora a mais robusta e alta delas soltou seu cacho de flores. Gente pare, plantas   florem,  mas crianças choram, flores perfumam.
BRANQUINHA   sumiu de novo, decerto escapando pelo portão eletrônico quando alguém saiu de carro. Mas desta vez voltou logo. Bravo latiu. Dalva falou  “será que é ela?”, e era, toda serelepe, chispando para dentro quando abri  o portãozinho ,e ela foi  esconder a culpa atrás de um arbusto. Depois chegou-se manhosa, o rabo  mal abanando, até receber o primeiro carinho e tornar-se a Branquinha de sempre , mais saltitante e feliz que bicho de desenho animado. Agora temos de olhar bem quando saímos com carro, para ver se ela não sai atrás, esperta que só. Deve ter saudade da rua, onde viveu antes de ser adotada. E voltou meio marronzinha , demos banho, voltou a ser branquinha.
BRAVO, cada dia mais velho (só ele?), só quer saber de descansar. Passa os dias deitado, mas basta alguém esticar o braço para tocar a campainha , ele já está correndo e latindo até o portão. Deve ter uma sensibilidade auditiva extraordinária. Rojão espouca longe, ele corre para dentro de casa.  Coriscos ainda no horizonte, mal a gente ouve os trovões, mas ele já está de rabo baixo e enfiado debaixo da mesa. Se aqui houvesse terremotos, Bravo  decerto seria o primeiro a saber.
RECEITA de bifão de pernil em chapa grossa. Pode ter até dois dedos de grossura. Deixe esquentar bem a chapa, só então unte com manteiga ou azeite. Deite o bifão, cubra com tampa de panela, fogo médio. Salgue só quando virar, podendo também temperar com pimenta-do-reino ou/ mostarda em grãos moída  ou com o que quiser. Volte a tampar, deixe assar bem, depois é só destampar e comer. Não fica ressecada e gasta-se muito menos gás e tempo  do que se fosse no forno.
ACEROLEIRA, plantada há um ano, já dá sua primeira carga. Tínhamos um pé de acerolas, que cortamos porque ninguém comia nem colhia, e também receosos pelos netinhos, pois os galhos e folhas,quando a gente colhe sem cuidado, dão uma coceira danada nos  braços. Agora colhemos, guardamos na geladeira e vamos fazendo suco com laranja e mamão, que delícia ( mas é preciso coar, a vida é assim, né, a delícia sempre vem  junto com trabalho. E os netos já tem  idade para aceitar o conselho e não trepar na aceroleira, até porque há tempos elegeram o caquizeiro como astronave. A vida muda, a gente muda, ou lembrando John Lennon , que disse  “o sonho acabou”. Pesadelos passam, ora/ tudo é bom, John/ ora tudo melhora “.
LIXO de cozinha, que enterramos aqui e ali como adubo, ressurge como pés de tomate, de abóboras e melancias. As sementes se recusam a morrer. Gente se recusa a não sonhar. Eu sonhava com o dia que a laranjeira-lima  daria suas primeiras frutas. Deu. Agora é só esperar amadurecer. Deus, obrigado.
POEMINHO:   Quem planta pode esperar / quem sonha pode alcançar / esperança é fruta / que se come  desde já.      ( Escrito por DOMINGOS PELLEGRINI d.pellegrini@sercomtel.com.br  publicado no JORNAL DE LONDRINA, domingo, 23 de novembro de 2014)          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares