domingo, 16 de novembro de 2014

O POBRE GARNISÉ DO PADRE CHICO

     Todos os dias após o almoço  eu descia até a horta para beber água geladinha  de uma mina que ficava perto da casa onde morávamos. Esta mina d’água brotava em meio a uma pequena vegetação de chão arenoso. O fio d’água corria mansa e cristalinamente até um tubo de concreto enterrado no chão onde era armazenada.
    Esta mina abastecia  também um lago construído abaixo para aproveitar este recurso divino! Depois de cheio, o lago movimentava uma pequena bomba d’água que mandava o líquido precioso até nossa caixa  distante uns bons metros acima. Que espetáculo  ver a roda d’água e a sincronia de movimentos de suas peças bombeando água límpida para nosso reservatório.
     Bebíamos todos os dias água da mina! Tomávamos banho com água da mina – que luxo! Neste local já tinha escondido a minha caneca de alumínio, indispensável para apreciar esta maravilha  e sentir o líquido geladinho vertendo da terra!
     No pequeno lago que se formava abaixo da mina, criávamos gansos imperiais e marrecos. Os gansos eram lindos: plumagem  brilhante  e colorida e jeito elegante de caminhar. Enchia os olhos ver aquelas belas  aves flutuando na água – muitas delas também eram servidas como delicioso almoço aos domingos!  Uma iguaria!!
     Eu cuidava da horta dos padres, afinal grande número de seminaristas requeria uma alimentação e tanto Plantava de um tudo: alface, couve, beterraba, nabo, rúcula, alho, pepino, cebola, acelga, rabanete... o que ia para a nossa mesa era retirado da terra sem custo algum a não ser nosso trabalho!
     A parreira de maracujá era linda!Parecia uma árvore de Natal quando os frutos ficavam amarelinhos e caíam ao chão. Que bela  colheita fazíamos todos os dias! Mas... (tem sempre um mas) quando  chegava na horta para iniciar meu período de trabalho, me deparava com uma cena que me irritava demasiadamente:  algumas de nossas aves pulavam a cerca improvisada e comiam parte da plantação de hortaliças. O trabalho de meses era devorado em instantes  pelo apetite voraz dos bichos !  Comiam principalmente as mudas novas que deveriam ser transplantadas. Para espantá-las , gesticulava, gritava o famoso “xô” , jogava pedaços de galhos ou até o que estava à disposição, com o intento de vê-las  longe de minha horta.
     Numa dessas invasões  notei que havia sempre um em especial que parecia líder do bando de “ladrões”! Era um garnisé que um dos padres havia ganhado de uma senhora sexagenária. Vivia  como rei entre as fêmeas e demais aves. E o que era para ser apenas uma medida de afugentamento   acabou se tornando uma “tragédia”:  Um pedaço de tijolo arremessado a esmo  foi um golpe certeiro no galinho do padre Chico.
     Pobre galináceo! Tombou desfalecido! Não havia o que fazer! Desesperado, ao vê-lo inerte e constatando o óbito, tratei logo de providenciar o féretro bem longe da horta com direito a cruz de madeira e oração em latim: “ requiescant  in pace, amém”! – que Deus me perdoe por isso!!!
     Até hoje padre Chico não sabe qual foi o paradeiro de seu galinho de estimação. Sempre que ele descia na horta para ver nosso trabalho, perguntava se havia visto o seu “penoso”. Minha voz saía meio gaguejante e respondia que havia dias que não o via! E assim foi o triste fim desta pobre “alma” que furtivamente comia nossas plantas! Espero que o padre Chico, ao ler esta história, me perdoe pelo “crime”! Amém!  ( Texto escrito por VALDINEI  FRANCO. Leitor da FOLHA. Extraído da FOLHA RURAL, espaço  DEDO DE PROSA, publicado na FOLHA RURAL, FOLHA DE LONDRINA, sábado, 15 de Novembro de 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares