sábado, 20 de abril de 2019

LER É UMA 'SEMENTE' QUE SE PLANTA


   Para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil, a FOLHA mostra alguns caminhos para estimular a leitura entre crianças 
   Um levantamento feito pela Associação Nacional de Livrarias mostra que o número de estabelecimentos existentes no Brasil – pouco mais de três mil em 2015 – está longe do recomendado pela Unesco (Organização das Nações Unidas pera a Educação, a Ciência e a Cultura), que é de uma livraria para cada 10 mil habitantes. 
   A informação foi divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que elaborou um guia com dicas para quem pretende investir na área. 
   Mas para que os livros infantis girem de mãozinhas em mãozinhas, movimentando esse mercado, é fundamental criar este hábito desde os primeiros anos de vida. É como plantar uma sementinha pensando na formação de novos leitores. 
   Essa é uma reflexão oportuna para o Dka Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, já que em tempos de “brincadeiras eletrônicas” fazer com que as crianças dediquem tempo para os livros ainda é um desafio em muitos lares. 
   A data é uma homenagem a Monteiro Lobato e foi instituída em 2002 pela Lei 10.402 marcando o dia de nascimento do escritor. Mais da metade de suas obras foram dedicadas ao público infanto-juvenil. 
   Seus livros ainda são bastante procurados nas cinco lojas que Marcelo de Oliveira Basques mantém em Londrina e Curitiba. Ele atua há 21 anos no segmento de sebos e garante que há um giro muito alto nas sessões de livros infantis. 
   “É um crescimento tímido em torno de 5% a cada ano, mas é uma forma de perceber que há procura, especialmente por pais que se demonstram estar interessados em reduzir o uso de celulares, computadores e televisão dos filhos”, comenta o proprietário do Sebo Capricho. 
   Na Livraria da Vila em Londrina, onde Bárbara Lazari é coordenadora da loja, a sessão de livros infantis foi pensada justamente para atrair cada vez mais oso pequenos leitores e ela garante que isso tem dado certo. “Os livros infantis são nosso carro-chefe”. 
   A iluminação é direcionada, a cor do mobiliário se difere de toda a loja e os exemplares são dispostos a dar liberdade de acesso para as crianças. “A ideia é atrair a atenção deles. Tem muitas famílias que entendem que entrar na livraria faz parte do passeio”, conta. 
   A professora da UEL (Universidade Estadual de Londrina) Greice Ferreira da Silva, considera que o contato com os livros na infância, mesmo que a criança não seja ainda convencionalmente alfabetizada, é o encontro com a vida, com o homem e com as situações do cotidiano.
   “Nesse contato, fazemos com que ela se aproxime cada vez mais desse universo e desperte a necessidade de ler, saber e conhecer. O ato de ler consiste em ensinar a criança a ter uma atitude ativa perante o enunciado, que é opinar, levantar hipóteses sobre o que vai ocorrer naquela narrativa, prever o final para a história, extrair informações”, destaca. 
   Silva trabalha com didática de ensino e de língua portuguesa para os anos iniciais do ensino fundamental, e ressalta que desde muito pequenos as crianças podem estabelecer uma relação com a cultura escrita através dos materiais de leitura. 
   “Vivemos em uma sociedade que se organiza por meio da escrita e quando apresentamos a leitura para as crianças, tendo a preocupação em escolher textos de qualidade e incentivando-as a buscarem pistas nas ilustrações e na própria narrativa ouvida, estamos ensinado as condutas de um leitor”, diz.
   PONTO DE ENCONTRO 
   As possibilidades para promover o encontro das crianças com os livros são inúmeras, mas a docente diz que a escola é um lugar privilegiado. “Pensamos sempre na possibilidade da escola proporcionar situações de leitura para as crianças sentirem atraídas pelos livros. Para isso, vale uma seleção adequada de obras e um ‘horário nobre’ para a leitura”, propõe. 
   Mas aproximar as crianças do universo cultural também se faz através de visitas a museus, sebos, bibliotecas, em uma conversa com os autores e ilustradores. Além disso, Silva não desconsidera ferramentas como os e-books como suporte de leitura. “Mas a aproximação do livro físico é algo possível porque temos acervos nas escolas”, completa. 
   No ambiente familiar o estímulo começa ao oferecer materiais de leitura de qualidade conversando sobre algo que as crianças leram e claro, com os adultos dando sendo um exemplo. 
   A docente lembra que se as crianças convivem em um meio onde há livros e onde percebem o adulto lendo, isso de alguma forma vai se construindo como referência. 
  “Ler é produzir sentido, é uma prática cultural e que é aprendida. A gente tem que viver situações em que essa leitura efetivamente aconteça para que possamos atribuir sentido a este hábito”, conclui. 
   CADA LIVRO NO SEU TEMPO
   Para que as crianças tenham cada vez mais vontade de ler, a escolha certa dos livros é muito importante. A docente na área de Educação da UEL(Universidade Estadual de Londrina), Greice Ferreira da Silva, recomenda que ao buscar exemplares os pais e responsáveis considerem as especificidades da vida da criança naquele momento. 
   “Às vezes, a narrativa pode não causar interesse na criança por ser profunda demais com o momento da infância, ou seja, não condiz com os interesses da idade. Peçam indicações para pessoas que trabalham com isso ou dos próprios professores”, sugere. 
   Outra dica é estar atento se as ilustrações e o texto realmente trazem uma literalidade boa em sua forma de elaboração, organização. “Pois é importante que a criança possa aprender nesse diálogo”, pontua. (M.O). 

         DICAS PARA QUEM PENSA EM ABRIR UMA LIVRARIA INFANTIL
   LOCALIZAÇÃO: Verifique se há escolas e creches na proximidade. As crianças e pais que frequentam esses espaços são clientes potenciais. 
   PARCERIAS: Estabelecer parcerias com as escolas é uma excelente aposta. Converse com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e faça um acordo para distribuir seu material de divulgação. Uma ação importante é combinar com os estabelecimentos de ensino para que forneçam previamente a lista de livros adotados no ano letivo para que você faça a venda. 
   FEIRAS: Outra maneira efetiva para atrair esse público é realizar feiras de livros nas escolas – onde você leva a sua livraria ao encontro dos pais, professores, crianças e jovens.
   EVENTOS: Contação de histórias, encenação de esquetes e promoção de atividades lúdicas são ações importantes para atrair o público e fidelizar os clientes pequenos ou grandes. Os pais buscam – principalmente nos finais de semana e nas férias – espaço de entretenimento e cultura onde possam levar seus filhos. 
   MOBILIÁRIO: É fundamental pensar em um projeto arquitetônico que preveja a existência de móveis adaptados às necessidades das crianças. Fique atento à altura das prateleira; tenha cadeiras para o tamanho dos pequenos e também espaços para leitura conjunta de pais e filhos. 
   VISIBILIDADE: Muitas cidades realizam feiras ou bienais do livro. Participar desses eventos é uma oportunidade importante para dar maior visibilidade à sua livraria. 
ALTERNATIVAS: Na hora de construir o seu Plano de Negócios, considere a possibilidade de associar outras opções de serviço que agreguem valor à sua loja. Dependendo do espaço disponível e da localização da livraria, pode-se incluir brinquedoteca, aluguel e espaço para jogos ou comércio de brinquedos e jogos artesanais e educativos. Considere ainda a possibilidade de alugar um espaço para ser explorado por terceiros dentro da loja, como um café ou lanchonete. Fonte: Sebrae. (FONTE: MICAELA ORIKASA, Reportagem Local, FOLHA CIDADANIA, terça-feira, 18 de abril de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
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Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

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