quinta-feira, 18 de abril de 2019

DIA DO LIVRO INFANTIL -- 18 de abril



   Aqui estou eu novamente, inconformado com o despreparo e não estimulação dos pais para o hábito da leitura em seus filhos. Amanhã completarei 79 anos de vida – se assim Deus o permitir – e já em meu humilde e pretenso blog  falei sobre tal assunto, referindo-me, especialmente, a meu saudoso pai. 
   Para quem pela primeira vez estiver  lendo o ‘meu desabafo’, sintetizarei a forma como meu pai, com apenas o 3º ano primário, portanto meio autodidata fazia para nos estimular a ler.  
   Antes de dormir, reuníamos em uma cama e ouvíamos as histórias do conto de fadas e também um pouco de sua vida quando criança, seus sonhos, ilusões, dificuldades e persistência em seu objetivo. Ouvíamos atentamente. Ensinava-nos também algumas  belas canções.
   Dizia que queria ver quem contava melhor a história que acabara de nos contar. 
Assim fazendo exercitava nossa memória auditiva e a interpretação oral.
   Em continhas de somar e diminuir ele tinha um método tão gostoso que aprendemos a subtrair somando, isto é, já fazendo a prova real. Não sei explicar como ele fazia. Mas aprendíamos. 
   Quando fomos para a escola, já sabíamos o !abc", escrever nosso nome, de cor, as estações do ano, os dias da semana, os meses, pequenas noções bíblicas. Naquela época, nós católicos não podíamos ter a Bíblia em casa. Não fomos, então, evangelizados como hoje em dia. 
Como diz a máxima que “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”, ele era um homem que adorava “as letras”. Aconselhava a não economizar nos livros e revista, assim como para a saúde não comer os hoje “fast-food”. 
   Meu irmão Nilton Rubens, o mais velho da família, aprendeu a lição. Quando chegava em sua casa para visita rotineira, várias vezes encontrava o casal sentados na varanda de sua casa e seu casal de filhos -  todos com um livro nas mãos e silenciosos, absorvidos na leitura. A televisão sempre na TV Cultura. 
 Hoje seus filhos colhem os frutos. Todos formados em curso superior e seu neto com doutorado em inglês. 
   Mas sou otimista e creio que a nova geração está aprendendo a gostar dos livros e os autores já com linguagem e temas apropriados já estão vendo seus leitores visitando bienal de livros e conversando dom eles. Felizmente. 
 Volto eu  para minha leitura e peço desculpas pelo desabafo e agradecido aos visitantes e seguidores.
   Aproveito para desejar a todos uma "FELIZ PÁSCOLA"! (José Roberto).










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares