sábado, 16 de junho de 2018

O ESPÍRITO DAS COISAS


   Portas que rangem, paredes que estalam, um abajur que se acende sozinho. Se você pensou em assombração pode estar certo ou completamente errado. De minha parte, acredito que as coisas conversam com a gente, querem ter intimidade e articulam uma linguagem própria, como quem quer ser entendido falando do jeito que sabe. 
   Digo isso por causa das coisas que andam conversando comigo. Na verdade, estalos de um aparelho de ar-condicionado que neste frio parece estar exigindo uso. É como se ele perguntasse: “Não vai me usar? Vai me deixar desligado o ano inteiro como se eu fosse sem utilidade?” O velho aparelho parece estar revoltado e eu lhe dou toda razão, se não servir para esquentar pessoas e ambientes no inverno estará condenado a ser um artifício do verão e tenho pra mim que ele quer se manter vivo em todas as estações. 
   No fundo, acredito que as coisas tenham espírito. Uma alminha mecânica ou orgânica que se manifesta criando uma linguagem de ruídos e estalos que nem sempre representam um ser do outro mundo ou uma assombração em nosso quarto. O que pode ter mais intimidade com a gente que a nossa própria cama, onde todas as noites deitamos nosso corpo cansado e centenas de pensamentos no travesseiro? Lá ficam nossa emoções, das mais bonitas – como o amor – às mais feitas, como a inveja e a raiva. Vai ver que essas emoções se ligam aos lençóis, à madeira do criado-mudo que, mais dia menos dia, deixa de ser mudo e começa a devolver pra gente tudo o que depositamos nele, de livros a empurrões. Portanto, cuidados com seus pensamentos, você pode estar ensinando sua cama a ser inquieta, e daí à insônia é um passo. 
   E os armários, então? Quantas coisas eles guardam Desde casacos perfumados no inverno passado a camisetas floridas que formam uma primavera particular, portanto, converse com a primavera de vez em quando e troque cabides de lugar pois eles também se cansam dos “vizinhos”. Neste sentido, tenho a impressão que um dos meus cintos deteta a saia de patchwork que lhe confunde a “visão” , deixa seu olhar estrábico e, por isso, ele escorrega no armário toda vez que abro a porta. Por isso, decedi enrolá-lo como uma cobra solitária e deixá-lo num canto, parece que ele gostou porque nunca mais se manifestou. 
  As coisas dizem quando não suportam um determinado espaço. Panelas que caem dos armários meias que desaparecem, telefones que nunca desligam – embora a gente aperte a tecla correta – são “coisas” falando com a gente. Já abajur que acende sozinho merece atenção especial: ou é nossa consciência se iluminando ou é um fantasma mesmo que vem conversar na sua linguagem de sinais. Claro que prefiro considerar a primeira possibilidade. 
   Quando não sabemos nomear ou identificar um fenômeno dizemos: “aconteceu uma coisa”. Porque coisa serve para tudo, nos dicionários Houiss e Aurélio o verbete se aplica a mais de quarenta significados: podemos dizer “que coisa feita” ou “coisa do outro mundo”. Por isso tomei a palavra emprestada para dar sentido a tudo que estala no meu quarto fora de hora. Os assombrados sempre vaticinaram: “é um fantasma”. As pessoas que aliviam nossa barra ou também morrem de medo da “coisa” dizem: “não é nada, não”. Embora o nada se manifeste sempre de madrugada. Prefiro apostar no “espírito das coisas” que também pode ser meu pensamento animando objetos inanimados. Porque nosso pensamento voa. É um tipo de viajante que nos devolve aos medos da infância ou cruza o oceano indo parar na América. Neste caso, podemos até ouvir a voz Frank Sinatra saindo de um velho rádio cantando “New Yorrk, New York” sem que ninguém o tenha ligado. Mas se isso acontecer às 4 da madrugada saio gritando. Para mim bastam uns estalinhos que não se parece com nada e posso classificar como o tipo de “coisa” que é melhor deixar para lá. (FONTE: Texto publicado na edição do dia 12 de junho de 2016 – A jornalista CÉLIA MUSILLI, está de férias, página 2, caderno FOLHA 2, espaço coluna CÉLIA MUSILLI, 16 e 17 de junho de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares