domingo, 3 de agosto de 2014

AS MÁQUINAS DIZEM BOM DIA


     Vi na TV reportagem sobre profissões em extinção. Devo confessar que vejo o jornalismo em extinção, no momento em que eu, você, todos podemos ser “repórteres”. Reflexo também da legislação que facilita o exercício da profissão sem preparo e sem diploma, o caso do jornalismo enfrenta ainda outros fatores que dificultam sua sobrevivência, à medida  em que nas redes todos noticiam tudo, com as vantagens da livre expressão e a desvantagem das informações equivocadas dadas por pessoas que não sabem que para “noticiar” ou mesmo divulgar é preciso um mínimo de ética, coisa que não se aprende fazendo “reportagens” ocasionais  e sem compromisso.
     Mas o objetivo deste artigo é comentar outras profissões que aos poucos se extinguem, processo que eu já observava há décadas porque tive um pai relojoeiro que, lá pelos anos 80, falava na extinção de seu ofício tendo em vista o surgimento dos relógios a bateria. Agora, vejo pesquisas que dá por moribundas profissões que considero poéticas para a vida das cidades, como a dos carteiros.
     Está certo que quase mais ninguém escreve cartas, mas ainda gosto de abrir a porta ao carteiro que vem me entregar um livro com um sorriso e aquele caderninho de anotações que assinamos para certificar o recebimento da encomenda. Aqui em casa, eles chegam depois do meio-dia e sua vinda me avisa também que o tempo urge. Poderia citar ainda  outras vantagens de se ter os carteiros, pessoas que perambulam pela cidade e sabem como ninguém nos ensinar endereços e ruas. Eles sabem tudo, conhecem cada travessa e cada beco, enfim, têm o mapa da cidade na ponta da língua e sempre dou preferência às suas informações quando batem lá em casa. Diria mesmo que, como jornalista,  sempre acabo entrevistando os carteiros.
     Outra profissão em extinção, segundo a  lista divulgada, seria a das aeromoças, essas mulheres inteligentes que entendem como ninguém os piripaques dos passageiros, nos acodem em caso de enjôo, nos trazem refrigerantes e avisam que a poltrona não deve ficar inclinada na hora da decolagem. Aeromoça sempre foi considerada profissão de mulheres bonitas que se maquiam e se enfeitam, mantendo a feminilidade na terra  e no ar. Acho isso tão poético quanto o sorriso dos carteiros.
     Ouvindo minha defesa das aeromoças, minha sobrinha me informa que no vôo que fez para a Austrália já não precisou pedir água às comissárias de bordo. Havia um filtro para os passageiros que iam diretamente à fonte, sem intermediários. Fiquei imaginando que não demora muito e todos os vôos terão filtros, máquinas de café e sorvete, compartimento onde se pega mais travesseiros sem a necessidade de pedir nada a ninguém. Quando isso acontecer, nos tornaremos pessoas mais práticas, os aviões vão ganhar em tecnologia e perderemos os sorrisos das aeromoças e também os nossos na contrapartida. Seremos todos mais sisudos sem a necessidade de exercitar a  simpatia.
     A falta de alguns exercícios tem tornado o mundo cada vez mais sério. Embora eu ainda me engane com as máquinas que nos dão cartões eletrônicos  nas portarias enquanto olhamos para aqueles acessórios metálicos, rígidos como um poste, que nos dão “bom dia” e “boa tarde”. Tenho ímpetos de responder à máquina, mas sem reciprocidade recuo, guardando o meu  “obrigada” e me sentindo cada vez menos humana.

     O máximo de eficiência com falta de reciprocidade encontra-se hoje nos hotéis econômicos onde  chegamos, recebemos a chave e abastecemos sozinhos o quarto, passando nas lojas de conveniência para pegar pizzas chocas, sanduíches congelados e água mineral antes de nos acomodarmos definitivamente. Temo que não  falta  muito para nos darem nas recepções uma vassoura para limparmos o quarto  na saída. Nada contra a eliminação das funções consideradas subempregos, mas temo por um desemprego cada vez maior num mundo de máquinas que não sorriem nem que a gente lhe faça cócegas. Sem contar que me ressinto da falta de garotos que faziam pacotes em supermercados e funcionários capazes de me dizer um bom dia  verdadeiro, sem o estalo metálico das máquinas que abrem “a boca” para receber o cartão, me assustando como um buraco negro que engole também as relações humanas. O que está faltando no mundo é coisa que máquinas não  tem: simpatia, algo muito além das gentilezas forçadas.     ( Texto escrito por CÉLIA MUSILLI,  celiamusilli@terra.com.br  WWW.sensivelldesafio.zip.net  publicado No jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 27 de Julho de 20l4. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares