segunda-feira, 16 de setembro de 2019

A VIDA COMO UMA OBRA DE ARTE



Transcrição de um texto publicado pelo jornal FOLHA DE LONDRINA, escrito por SYLVIO DO AMARAL SCHREINNER, página 6, coluna Mundo Vivo 

Há paeeoas que transformam a sol numa simples mancha amarela. Mas há, também, aquelas fazem de um simples mancha amarela, o próprio Sol. (Pablo Picasso) 
   Picasso, com a frase acima, falava da arte, mas esta mesma citação também pode existir se houver criação. O verdadeiro artista está sempre inventando e reinventado e jamais se acomoda, pois squalquer comodismo mata a arte. Faz parte do trabalho artístico inovar e quebrar velhos conceitos e paradigmas para ajudar a nascer algo novo. A verdadeira arte não precisa razão para existir, ela simplesmente é e abre uma nova janela onde o humano pode se ver esse reconhecer. 
   Ao olharmos para a biografia e obras de Picasso podemos vislumbrar a visão de um gênio. Foi genial porque resolveu romper com tudo que lhe havia sido ensinado e usou seu conhecimento, suas experiências e talento para criar o inusitado. Sei envolvimento com a arte era tão intenso que o permitiu seguir adiante mesmo quando os comentários e críticas sobre o que fazia lhe eram desfavoráveis. O que lhe importava era fazer da própria mancha o próprio sol e não o contrário. Ele, propriamente, não temeu se comprometer com a própria vida e isso pode ser visto através da riqueza de seus trabalhos, que não deixam dúvidas de sua capacidade criativa. 
   Um artista que não cria está doente está á bloqueado. Já uma pessoa que não vive todas as suas potencialidades também está adoecida e bloqueada. A vida, nesses casos, vira uma mancha, sem maiores significados e sentidos. Não há brilho, mas apenas uma sobrevivência tediosa. Ficam como zumbis: andam, comem, mas não conseguem extrair prazer e realização do que fazem. 
   Quantas perdas não existiriam se artistas mundo afora não se permitissem expressar-se com todas as suas emoções e sentimentos? Quantos quadros não seriam pintados, quantas músicas não seriam compostas, quantos livros jamais seriam escritos? Seria uma perda imensa. Imagine agora quantas perdas não existem neste mundo quando as pessoas não se permitem viver verdadeiramente. Não sabemos que estamos perdendo e muitas pessoas sobrevivem sem nunca sonhar que poderiam viver de uma outra maneira. 
   Nem todos somos artistas inovadores e capazes de criar belas obras artísticas. No entanto, somos artistas de nós mesmos. Podemos e devemos criar e recriar nossas vidas quantas vezes forem necessárias para que possamos fazer delas nossas obras-primas. Quebrar velhos hábitos que nunca nos levarão a nada novo e só nos conduzirão ao mesmo caminho com os mesmos resultados e sofrimentos. É importante não se acomodar e usar das experiências de vida como matéria-prima para modelamos a obra que criaremos. Comprometimento consigo mesmo é vital para ser um verdadeiro artista de sua vida. Quando a vida não vai bem, quando ela está pesada e sem sentido é preciso criar um significado novo. Não deixar que a vida se transforme apenas numa mancha é um trabalho artístico o qual todos nós chamados a realizar constantemente.(FONTE: Texto escrito por SYLVIO DO AMARAL SCHREINNER, psicanalista em Londrina, mundovivo@jornaldelondrina.com.br página 6- Folha Saúde, coluna MUNDO VIVO, segunda-feira. 15 de setembro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares