terça-feira, 5 de março de 2019

UMA ATITUDE LASTIMÁVEL


    Escrevi pelo menos quinze  artigos nos últimos quatorze anos, denunciando o ex-presidente Lula e o que eu sempre considerei um projeto de poder que se instalava no Brasil à custa da promiscuidade entre o público e o privado, eivado, é claro, de muita corrupção. Nunca titubeei em criticar o que a meu ver representava um atraso para o Brasil notadamente no fortalecimento das instituições, e um engodo, no que se chamava então de desenvolvimento econômico e social.
      Faço parte de uma boa maioria que considera o processo que o levou à prisão como justo, e acredita que a Lava Jato continua prestando um serviço ao país no expurgo de pessoas e empresas que enriqueceram ilicitamente ao longo dos anos, conspirando contra a própria estabilidade democrática do nosso país.
   Mas eu aproveito este espaço para dizer o quão estou atordoado com o que vi e ouvi a propósito da ida do ex-presidente ao funeral do seu netinho. O Brasil que me atraiu e trouxe aqui há muitos anos, os brasileiros cuja boa índole  é conhecida internacionalmente, não merecem passar por este vexame horroroso, que denigre e afeta criminalmente o necessário processo de mudanças a que nos propomos, para lhe devolvermos o patamar de país adulto e maduro que todos almejamos. O que já tínhamos observado e lamentado no processo eleitoral não podia ter ido além das urnas! Não existe nenhum país que tenha sobrevivido sem uma boa reconciliação com o seu passado, encarando o desafio de discutir ideias e não pessoas!
   Somos um país cristão! Assim diz o IBGE Mas somos acima de tudo uma nação formada com valores humanos, que encontraram respaldo na Constituição cidadã de 1988. Valores traduzidos em direitos e deveres que propiciam – ou deveriam propiciar – uma sociedade justa e fraterna. Ora, lendo as manifestações nas mídias e os comentários sarcásticos  sobre Lula e o seu neto, morto precocemente, só posso ver traição ao corolário de ideias e valores que presidem esta nação. Não podem ser pessoas honestas os que se agarrando como mariscos às pedras de suas medíocres convicções  disparam ataques desumanos e vazios de qualquer condescendência contra os que a justiça está punindo. 
   Se é para avançar, que avancemos! Trilando um caminho de fortalecimento da democracia sem rancores .mágoas ou restrições em forma de comentários ou atitudes, com cheiro de totalitarismo. O Chile, aqui ao lado, e outros países no pós-guerra  fria nos deu uma lição de que uma caça às bruxas é contraproducente e uma cultura de intolerância é inaceitável em todos os sentidos. Se a cada episódio como este ficarmos em silêncio ou nos limitarmos a bloquear os contatos nas mídias não seremos coerentes. Faz-se necessário denunciar veementemente mais do que as pessoas, a cultura que está embasando esta que eu chamo de tragédia nacional, pois ela é geradora de sofrimento e de atrasos que por sua vez são causa de muitas outras atrocidades.
   A morte ou o sofrimento, seja de amigos ou adversários, sempre estará além de tudo que preside ao nosso dia a dia. Fazem parte do mistério da própria vida. Perante eles, tudo se cala; só ficam o silêncio e o nosso respeito,  demonstrando uma solidariedade  que vai além das ínfimas discordâncias  políticas ou religiosas. Portanto, a atitude que cairia bem naquele momento só poderia ser uma cabeça inclinada em forma de prece.  Continuo sonhando com um país livre de sentimentos destruidores. Que esse lamentável episódio não se repita! (FONTE: Crônica escrita pelo PE. MANUEL JOAQUIM DOS SANTOS,  pároco da paróquia Sant’Anna, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, terça-feira, 5 de março de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). * Os artigos devem conter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail para opiniao@folhadelondrina.com.br).


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares