sábado, 30 de março de 2019

FELICIDADE NÃO PODE SER POSSUÍDA


   Crônica escrita pelo psicanalista, em Londrina, publicada pelo jornal FOLHA DE LONDIRNA em 21 de março de 2019, na coluna ESPAÇO ABERTO, página 2. 
   Uma das coisas que as pessoas mais querem na vida é felicidade. Em qualquer povo, de qualquer classe social ou cultura, todos querem ser felizes. Ninguém se exclui quando o tema é felicidade. Mas apesar de ser extremamente desejada a felicidade ainda é muito mal entendida, e isso leva a terríveis equívocos. 
   Não entender a felicidade faz com que a procuremos de maneira errada e distorcida, trazendo cada vez mais infelicidade. Saímos correndo a esmo para encontra-la e fazer dela um objeto que possamos possuir. O maior erro é encarar a felicidade como um objeto, como algo que possa ser possuído. 
   Uma mercadoria quando está em falta leva seus consumidores ao desespero causando tumultos, desentendimentos e até violência. Muita gente perde o bom senso e age com agressividade, ganância e intolerância. Encarar a felicidade como mercadoria só levará a enganos infelizes. 
   Empresas e anunciantes inescrupulosos sabem muito bem o poder de transformar a felicidade em mercadoria. Assim seus produtos e anúncios estão sempre voltados para a ideia de que alguém se tiver tal e qual mercadoria ou fizer uso de tal e qual produto será muito feliz, estará sendo vencedor.
   Todos querem ser vencedores. O vencedor, acredita-se, é aquele que vence a dor. Mas qual dor? A dor de ser humano e ter que lidar com os sofrimentos que todos temos que passar uma hora ou outra na vida. Achamos que se tivermos a tal da felicidade não teremos mais essa dor. Contudo, quanto mais compramos e possuímos mais a dor fica nítida e nos lembrando que a felicidade não é mercadoria. 
   Não só mercadorias e produtos são confundidos com felicidade, conceitos também. Muitas pessoas usam ideologias políticas como forma de prometer uma felicidade sem fim. Assim, um determinado político é líder e eleito como uma pessoa que levará todos juntos a um mítico jardim do Éden. 
   Não é isso que vem acontecendo ultimamente? Alguns líderes são considerados mitos e tratados como deuses na Terra. Estou falando de todos os partidos e ideologias e não só de um. 
   A religião também é usada com esse fim de prometer felicidade integral. “Seja desse credo” e aí todos os seus problemas acabarão e nada de ruim irá acontecer. Deus é frequentemente vendido como pílula da felicidade levando muitas pessoas a se enganar. Remédios psiquiátricos também são encarados como solução para aqueles que estão infelizes. Quando mal utilizados só levam a mais desesperos e infelicidade. 
   Enquanto a felicidade for procurada fora, no externo, através de um conceito, ideologia, crença ou produto será impossível ser feliz. Ela só pode se dar internamente. Ela só pode ser desenvolvida e não adquirida. Se não entendermos isso continuaremos procurando por enganos e jamais abriremos espaço para sermos verdadeiramente felizes. 
   Felicidade se trata de estado de mente e não de um objeto. (FONTE: Crônica escrita por SYLVIO DO AMARAL SCHREINER, psicanalista em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 21 de março de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). * Os artigos publicados devem conter os dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. Email: opiniao@folhadelondrina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares