terça-feira, 20 de maio de 2014

IDOSOS DECISIVOS

     Volta e meia  algum idoso me diz que não vai votar, primeiro porque não precisa mais, chegou a idade em que votar é facultativo, e, segundo, porque pegou nojo de política e eleições.  Sempre digo a cada um:  - Vote ! Mesmo que tenha pegado nojo, ou por isso mesmo ! Você chegou à idade em que dificilmente será enganado por candidatos malandros ou populistas.
     Mas eles balançam a cabeça, descrentes, e dizem que não vai adiantar  nada . Um até me disse coisa típica de jovem revoltado: - Com meu voto vou sacramentar esse sistema aí! .  Não, quero distância!
     Bem, eu lhe disse, mas como você consegue manter distância de um pântano se está no meio dele?  Todos  estamos no pântano da política podre e dos governos apodrecidos, enquanto os governos federal, estaduais  e municipais incham, oferecendo os melhores salários do país a novos concursados – que logo adotam o sistema dos funcionários antigos: nada vi, nada ouvi, nada falo. E a corrupção continua. As denúncias e investigações que surgem são, certamente, a ponta de um iceberg muito maior.
     - No entanto, se a gente honesta e que quer conserto, entregar os pontos, aí o pântano vira charco! O voto dos idosos  omissos pode ser decisivo para começar a mudar a nação !
     Ele me olhou de viés, mais desconfiado  que  rato  diante de cobra.
     Expliquei: A eleição presidencial pode ser decidida por um cento de votos, como foi a última eleição para prefeito de Londrina. De um lado, teremos a turma da esquerda cega ( que nunca sabe de nada ) e sua eleição de bolsistas , De outro lado, teremos os trabalhadores que compram ações da Petrobrás, praticamente obrigados pelo governo, e agora vêem suas ações valendo um quarto do que devem valer. Do mesmo  lado, teremos os autônomos, os empresários, dos micros aos grandes, e o agronegócio, que o governo passou décadas maltratando e agora começa a louvar, justamente para não perder a eleição.
     - E o meu votinho- perguntou o idoso- que é que vai mudar nessa história?
     Ora, falei, seu voto pode mudar a história: - Porque não será só seu voto, será voto de centenas de milhares de idosos que não votam por nojo e, assim, facilitam que tudo não só continue como antes como não surja chance de melhoria! Porque só melhoraremos se as reformas política, judiciária, trabalhista e outras forem feitas pra valer. E isso não será feito com o sistema que está aí, e, para mudar esse sistema, é preciso começar mudando o governo.
    Ele me olhou de soslaio e lançou: - E se o novo governo fizer como todos os governos, que se elegem falando uma coisa e depois fazem outra? Como fez esse governo que está aí...
     - Pelo menos teremos tentado,  né?


      Ele falou que vai pensar.  Também fiquei pensando: se os idosos omissos pensarem melhor e votarem bem, há chance para este país parar de patinar e avançar como merecem os que trabalham. Embora ele não deixe de ter muita razão; com esses podres poderes que estão aí, é difícil mudar. Mas não votar , ao contrário de rejeitar, é convalidar.      (Extraído do jornal de Londrina,dia 18 de Maio de 20l4,  texto do escritor (Domingos Pellegrini.) IDOSOS DECISIVOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares