sexta-feira, 16 de agosto de 2019

A SUSPENSÃO DOS RADARES E O BRASIL NA CONTRAMÃO


   EDITORIAL do jornal FOLHA DE LONDRINA, do di 16 de agosto de 2019, sexta-feira. 
   Em nome do combate ao que considera “indústria da multa”, o presidente Jair Bolsonaro causa polêmica e apreensão com suas proposta de afrouxamento da fiscalização de trânsito no País. A ampliação de cinco para dez anos da validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o dobro da pontuação (de 20 para 40) para a suspensão do direito de dirigir e o fim da multa para quem transportar criança fora da cadeirinha de retenção são alguns dos pontos que constam em projeto de lei enviado pelo presidente à Câmara dos Deputados.
   Por meio de despacho publicado nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da União, a suspensão do uso dos radares estáticos, móveis e portáteis determinada pelo presidente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública é motivo de preocupação. De acordo com o despacho, a suspensão é válida até que o Ministério da Infraestrutura  "conclua a reavaliação de regulamentação dos procedimentos de fiscalização eletrônica de velocidade em vias públicas”. A medida, conforme o documento, visa “evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória dos instrumentos e equipamentos medidores de velocidade”. 
   Os radares fixos não serão suspensos no momento, já que há contratos com empresas que operam esses equipamentos. No entanto, Bolsonaro já acenou  com a intenção de não renovar os contratos. A postura do governo atual coloca o Brasil na contramão das nações reconhecidas em exemplares na segurança viária – como Alemanha, Dinamarca e Canadá – onde as leis de trânsito tornam-se cada vez mais rígidas. 
   Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes externas no Brasil e representam alto impacto social, econômico, na saúde pública e entre as famílias. Entre as principais causas dos acidentes está o comportamento dos motoristas, que abusam da velocidade e fazem ultrapassagem proibidas. Daí a gravidade de se afrouxar a fiscalização, o que só virá bonificar os maus condutores. 
   Ouvido pela FOLHA, o engenheiro e especialista em trânsito e tráfego pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Luiz Vicente Figueira de Mello Filho, entende que a decisão de Bolsonaro reflete o desequilíbrio entre os três pilares da engenharia de tráfego: o primeiro relacionado à infraestrutura das vias, o segundo com a parte educacional e o terceiro com a fiscalização. Para o engenheiro, quando a educação não é bem trabalhada, a consequência é a mensagem da “indústria da multa”. “Quando você educa essas pessoas, elas entendem por que o limite de velocidade foi estabelecido”, pondera. 
   O Brasil, além de uma legislação mais severa, precisa de campanhas que promovam educação no trânsito e levem os brasileiros, e agir com mais cidadania atrás do volante.

  A FOLHA agradece aos leitores que nos prestigiam com a leitura diária e assim colaboram com a prática do jornalismo de qualidade. (FONTE: EDITORIAL do jornal FOLHA DE LONDRINA, página 2, FOLHA OPINIÃO, opiniao@folhadelondrina.com.br sexta-feira, 16 de agosto de 2019, publicção do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares