sexta-feira, 7 de março de 2014

O CHEIRO DO MEU AVÕ


Crônica extraída do jornal FOLHA DE LONDRINA, dia 5 de Março de 2014. Do espaço CRÕNICA, ESCRITO POR RUY CARNEIRO GIRALDES NETO, servidor público em Londrina.


     Quando eu era pré-adolescente, no início dos anos 90, costumava passar várias semanas na casa do meu avô. Ele era uma pessoa extremamente sistemática. Dizia que as coisas dele , ele achava no escuro. E era verdade!

     Tinha dias que eu ficava com ele enquanto ele “catava milho”, como minha avó chamava seu hábito de ficar datilografando. Eu gostava muito de fazer companhia pra ele. Lembro-me, como se fosse hoje, das histórias que ele me contava. Eram histórias verídicas,  fatos que ele havia vivido e que ele me contava e recontava diversas vezes, como se fossem inéditas a cada vez. E eu sempre as ouvia com muita atenção e  admiração,  afinal,  ele foi meu único referencial  de pai.

     Foi meu avô quem me ensinou sobre ser íntegro, respeitar os mais velhos e batalhar para ser alguém na vida.  Ele sempre usava como exemplo – de fracasso – pessoas muito próximas, geralmente membros da nossa família, que ele tentou aconselhar, ajudar a dar direcionamento, mas que foram teimosas e estavam colhendo os frutos ruins de sua teimosia, de não terem-no ouvido.

Eu me espelhei durante muito tempo – pelo menos desde a infância até o início da minha adolescência – nele.

     Hoje vejo que muitas  coisas no meu caráter herdei dele: sou sistemático, gosto de estudar, ler e escrever. E, algo que sempre gostei, e aprendi nas tardes e noites ao lado dele, foi  conversar  com os mais velhos e saber  ouvi-los.

     Os mais  velhos têm muito a contribuir nas nossas vidas, independentemente da classe social  e origem.  Deles podemos extrair momentos preciosos de saber e vivência. Mas para isso é importante tentar compreendê-los e imaginar como as coisas seriam na época deles, ou na perspectiva deles.   

Eu trabalho  há quase 10 anos na Previdência  Social.    atendo, predominantemente, idosos, Pessoas que, na maioria das vezes, além de serem atendidas, querem ser ouvidas.  Novamente, o tempo que passei com o  meu avô,o meu  hoje me auxilia no meu trabalho .  Pois eu gosto muito do que faço e tenho muito amor e respeito pelos idosos que costumo atender diariamente.

      Meu avô faleceu no ano em que me casei, em 2007, com 83 anos. E agradeço a Deus por ter aproveitado muito o tempo que estive com ele.: nos dois anos antes dele falecer foi o tempo em que talvez mais tenha dialogado e aproveitado o tempo com ele. Porque antes eu era criança e pré-adolescente. Antes dele falecer eu já estava adulto. Tive chance de ouvi-lo e aprender ainda mais. Compreendê-lo mais e compreender muita coisa ao meu respeito. Sinto muita falta dele, o meu “Vô Marcílio” , ou o “Seu Bertolazi”, como as pessoas o chamavam. Quem me dera ter a chance de poder conversar com ele e extrair um pouco mais de sua sabedoria e exemplo de vida. Mas o importante, como  já ouvi de um amigo que perdeu a mãe, foi telo amado e demonstrado isso enquanto tive chance.

     Hoje atendi um senhor de cerca de 70 anos que me inspirou a escrever este texto. Tive necessidade de escrever isto porque, por incrível que pareça , senti nele “ o cheiro do meu avô “.

Um comentário:

  1. Boa tarde, José Roberto!
    Esse texto é de minha autoria.
    Fico feliz que dele tenha gostado e compartilhado no seu Blog, que é muito interessante, aliás!
    Saudações desde Londrina.

    ResponderExcluir

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares