quinta-feira, 8 de outubro de 2015

VELHA INFÂNCIA


   

    Ouço  uma briga vindo do quarto dos meus sobrinhos, uma briga para medir o poder de cada um para mexer mais no computador, entro no quarto como um carcereiro tentando conter um motim de prisão de segurança máxima , vigiada por alta tecnologia, computadores, videogames, tablets e celulares. Tento indagar por que eles não vão brincar lá fora. Lá fora no parque do condomínio, que podemos caracterizá-lo como uma prisão de segurança máxima.
   E eles, com a “ fúria “ de “ criminosos “ que já estão em alguns minutos em seus “ tóxicos “ ( leia-se eletrônicos ), me indagam que não há nada para brincar lá fora com as outras crianças, uma vez que elas se falam o dia todo via Skype, e que todo o resto é sem graça. Agora mais calmos, com o motim já contido, me perguntam do que eu brincava quando criança.
   Me calei por alguns segundos e fechei os olhos. Pude sentir o cheiro do sereno da noite na rua jogando bola, pude ouvir os tacos de bets batendo no asfalto, pude ver o barulho do carro passando por cima dos tijolos, que para nós eram as melhores traves que se podia “ pegar emprestado “ da construção vizinha. Pude ouvir o vizinho reclamar da bola mais uma vez em seu quintal, algumas vozes de meninas brincando de elástico e uma brincadeira que tem de bater as mãos, algo que nunca entendi e sempre achei sem graça.
   Pude ouvir minha mãe gritando, para eu ir jantar que já era tarde, pude ouvir meus amigos perguntando para a Tia, no caso, minha mãe, se eu não poderia sair e ficar mais um pouco na rua, pude ouvir minha dizendo para perguntar para o meu pai se seu poderia, pude sentir a felicidade de estar mais uma vez na rua para brincar mais um pouquinho antes de ir dormir, porque afinal teria escola no outro dia.
   Falei a lista de coisas que fazíamos, como um velho relembrando dos seus tempos de criança, para crianças muio à frente de seu tempo com tanta informação e tecnologia a seu dispor. Como resposta obtive um enfático “ Que dorga tio. Na sua época não tinha YouTbe nem internet “. Fechei o olho mais uma vez, respirei fundo e senti saudade de uma época em que as coisas mais simples eram as que nos faziam mais felizes e era uma maravilha. (VINICIUS CARVALHO,  analista de sistema e consultor em Londrina, página 3. Folha 2, quarta-feira, 7 de outubro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares