quarta-feira, 21 de outubro de 2015

SÓ HOJE



   “Só hoje”. Era assim que a professora Dalva escrevia na lousa todas as vezes que entrava na sala. Sempre carregou consigo tal filosofia. Lecionar matemática era sua paixão. Apaixonadamente também vivia cada dia como se fosse o último. Seu cérebro sempre estufado de números, mesmo quando dentro daquele alvoroço todo, era o que a mantinha viva, como às vezes dizia. Nunca lhe faltava ânimo. A disposição sempre era sua inseparável amiga; as equações, sua sorte. Vez por outra  se queixava da sala abafada e suja, mas logo se lembrava de que tinha que terminar com os alunos tal equação, esquecendo assim dos papéis que chutava no meio do caminho. Apenas pedia para abrir mais uma janela. Queria aproveitar seu dia e desfrutar de seus algarismos e, quando menos se esperava, seu rosto e sua roupa encontravam-se polvilhados de pó de giz.  Envolvia-se com tanta fluidez e lucidez e falava muito. Com sua voz vulcânica sempre em ebulição, ardia-se toda gesticulando e improvisando pequenos espetáculos em cada canto daquela tão esprimida e enfadonha sala de aula.
   Era assim a Dona Dalva, apaixonada. E apaixonava-se a cada dia, a cada aula e a cada gráfico que, abaixo da data de mais um dia extasiado que parecia ser seu último, introduzia a lousa. Talvez a matemática fosse somente uma consequência da sua paixão, pois gostava de estar perto de nós mais do que ninguém. Na verdade, preocupava-se conosco, com nossas circunstâncias, nossas decisões, nossa maneira de encarar o mundo, com o nosso tempo.
   “O ontem é história.  O amanhã é um mistério. O hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de presente”, disse certa vez. Muitos não prestaram atenção. Outros deram ouvidos, mas não entenderam. Alguns desistiram, mas acho que hoje alguns ainda tentam entender. E assim transcorriam as aulas. E assim chegavam as notas baixas, os desentendimentos, o choro desesperado de algumas professoras, o salário magro, a solidão cheirando a giz e o abandono social. E, de repente, no corredor, sob vaias,  via-se um aluno estupidamente ser espancado. E logo adiante, apoiada à porta da sala vizinha, deparava-se com mais uma aluna grávida. E assim nossos dias padeciam, escorrendo pelos dedos. E nós nos banhávamos... de  acordo com a maré. (RODRIGO MORENO, jornalista em Londrina, página 3, Folha 2, espaço CRÔNICA, quarta-feira, 21 de outubro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares