sábado, 3 de outubro de 2015

DE MALAS SEMPRE PRONTAS

  

 Em grupos, com familiares ou amigos, idosos aproveitam tempo livre para viajar cada vez mais.  Destinos variam dos tranquilos aos mais radicais

   Com tempo sobrando e mais dinheiro no bolso, não é novidade que os aposentados estão viajando cada vez mais. Alguns apenas fazem com mais liberdade aquilo que já curtiam fazer antes da aposentadoria. Outros estão descobrindo os prazeres  de conhecer novas pessoas e novos lugares. E se engana quem pensa que a turma da chamada melhor idade só vai para resorts, destinos termais e e outros lugares “tranquilos”. Embora esses sejam destinos  bastante procurados, há quem se aventure a conhecer países não muito tradicionais para nós, brasileiros, como Croácia, Lituânia e Estônia na Europa.
   Esse foi o caso da professora universitária Edina Panichi, de 62 anos, e seu esposo, o corretor de seguros Antônio Carlos Panichi, de 63, que voltaram recentemente da Rússia e países vizinhos. Eles contam que desde que se aposentaram fazem anualmente duas grandes viagens para fora do Brasil, uma em maio – sempre para a Europa – e outra em dezembro, para países da América do Sul ou América do Norte.
   “ Nossa prioridade são as viagens. Há quem prefira morar em condomínios luxuosos e ter um carro ‘top’, mas preferimos uma casa modesta e um carro mais simples para podermos viajar “, explica Panichi.
   Edina conta que a primeira ao exterior foi para o Equador, por causa de um congresso na sua área de trabalho. O marido aproveitou para ir junto e assim tiveram início os carimbos no passaporte e a descoberta do prazer de conhecer lugares não muito comuns. Nessa época eles ainda viajavam “por conta”, depois resolveram ter o auílio de uma agência de viagens.
   “ Parecia que viajar por agência era uma coisa ruim, mas descobrimos que não. Viajamos sozinhos e nos juntamos ao grupo no destino. Compramos o pacote completo, inclusive com refeições incluídas “, explica ela.
   Panichi aponta que as operadoras conseguem negociar bons preços, o que permite que o casal se hospede em hotéis sabidamente mais caros, como o Hilton. “ Além disso, fazemos amizades com pessoas de vários países e conhecemos lugares que não conheceríamos sozinhos. E temos dias livres, quando podemos fazer nossa própria programação “. No roteiro do casal estão shows, museus e restaurantes. Compras ficam restritas ao souvenires, que ocupam lugar de destaque no escritório do casal.
   Edina destaca como vantagem de viajar em grupo a segurança e a comodidade, caso haja algum problema. “ Em uma de nossas viagens uma moça ficou sabendo da morte de um familiar no Brasil . Como pensar nas providências a serem tomadas num momento desses? A agência providencia tudo para você “, destaca.
   O casal conta que nunca viajou com um grupo específico para a terceira idade, mas acredita que estes devam oferecer um atendimento diferenciado. Também aponta que há 20 anos não viam tantos idosos viajando como agora. Depois de conhecerem todo o Brasil, praticamente toda a América Latina – faltam Bolívia e Venezuela – e a Europa – exceção para Bulgária e Romênia  - os próximos destinos devem ser Egito, israel e Turquia. “ A vida é muito curta para não viajar. Enquanto pudermos caminhar , vamos continuar “, explica Pnichi. ( ÉRIKA GONÇALES – REPORTAGEM LOCAL – FOTOS: REI SANTOS e ARQUIVO PESSOAL)

   DETALHES FAZEM A DIFERENÇA


   Patrícia Silva Vidotto, agente de viagens da Vlentim Turismo, em Cambé, explica que em geral as pessoas da terceira idade procuram as agências de turismo pela comodidade e a segurança de terem um apoio durante a viagem. Muitos vão acompanhados pelos filhos, que querem ter certeza de que os pais estarão bem atendidos.
   “ Quando temos um grupo da melhor idade procuramos montar a viagem de acordo om esse perfil. Precisamos ter um transporte adequado, o hotel tem que ter elevador ou ser térreo, quartos adaptados caso necessário, não podemos programar passeios radicais. O guia tambpem precisa ter afinidade e experiências com esse público, ser paciente e detalhista “, explica.
   Outro cuidado é sempre providenciar o seguro viagem e fazer a ficha médica de cada passageiro, para saber como agir em caso de emergência. As companhias aéres também são informadas, para providenciar toda a assistência  necessária , como o embarque prioritário e os assentos nas primeiras fileiras.
   “ Esse p´blco busca basicamente os resorts, os cruzeiros e as estâncias termais, ou seja, destinos mais tranquilos e com comodidade de ter tudo em um só lugar. A Europa também é um destino bastante procurado. Entretanto, outros lugares estão se adequando para a melhor idade. Já temos viagens, por exemplo, para a Disney. Muitas pessoas procuram esse destino por conta das compras “, diz Patrícia.
   Ela destaca também que, justamente pela maior disponibilidade de tempo, os aposentados conseguem melhores preços porque conseguem viajar na baixa temporada. (E.G)

   DE TREM, AVIÃO, NAVIO OU ÔNIBUS
         


   O arquiteto  João Batista Bortolotti, de 79 anos. E sua esposa, a bioquímica Eresvita Maria Bettonii Bortolotti, de 74, já visitaram muitos lugares, muitos deles pouco convencionais, como o Deserto do Atacami. O casal conta que sempre viajou bastante, geralmente acompanhado com os filhos. Isso quando não ficavam no apartamento que a família tinha na praia.
    “ Nos aposentamos em 1998 e em março fomos para a Europa em um cruzeiro. O navio estava voltando e o valor da passagem é bem menor. Fomos só com a passagem de ida e acabamos ficando dois meses por lá. Passamos por diversos lugares, visitamos toda a Itália e conhecemos também a Espanha e a França, já de trem. Por fim, pegamos um avião em Lisboa e voltamos ao Brasil”, conta ele.
   Bortolotti explica que o casal sempre gostou de viajar sem o auxílio de agências. Quando chegava na estação de trem pediam informações e encontravam um hotel. “ Para nós o pacote é estressante, tem muito horário marcado, é algo sem liberdade. Às vezes resolvíamos ficar um dia a mais ou a menos, não tínhamos muito roteiro “.
   Eresvita conta, porém, que uma vez fizeram um pacote para a Grécia, a partir de Roma, e a experiência foi muito válida. “ Na Grécia foi ótimo, são muitas ilhas e ter um guia facilitou, pois não perdemos tempo. E alguns lugares não teríamos conhecido sozinhos “, garante.
   Outra viagem marcante foi ir de ônibus até Buenos Aires, na Aregentina, e de lá pegar um avião até Ushuaia. Bortolotti destaca que, se a pessoa pensa na viagem como o trajeto também um percurso tão longo de carro ou ônibus não se torna desagradável.
   Ele diz que nunca se sentiram desamparados viajando sozinhos talvez por estarem habituados a isso desde jovens, mas ressalta que  idade é um fator que deve ser levado em consideração.
   “ Não sei se faríamos esse cruzeiro sozinho novamente. Conforme a idade vai chegando, vai pesando. Há problemas que acontecem durante a viagem e a pessoa tem que ter a capacidade de resolver. Por isso, os cruzeiros são fantásticos, você tem tudo no mesmo lugar, não precisa ficar carregando malas. O hotel, os restaurantes, tudo vai até você. E ainda assim é possível conhecer lugares maravilhosos “, argumenta.
   Há pouco mais de dois anos o casal abriu uma exceção e foi com a família em uma viagem para os Estados Unidos com o apoio de uma agência. A próxima deve ser para Machu Piccu, no Peru, agora em dezembro, também na companhia dos filhos e netos. Mais uma vez o roteiro será elaborado por Bortolotti, que deve incluir as linhas de Nazca e o Lago Titicaca, outros pontos turísticos importantes. E o pique para uma viagem que reconhecidamente exige fôlego? “ Três meses antes a gente vai para a academia e toma umas vitaminas para ganhar resistência física “, conta rindo. ( E.G). FOTO: Gustavo Carneiro.

VIAGEM AO EXTERIOR A CADA DOIS ANOS

  


Com os filhos criados, a casa paga e o tempo
 livre da aposentadoria, o funcionário público estadual Rubens Batistute, de 65 anos, e sua esposa, a dona de casa Clarisse Batistute, de 60, resolveram investir nas viagens. Ano sim, ano não, o casal se programa para conhecer algum destino no exterior.
   A primeira viagem foi em 2012, quando se juntaram a um grupo para conhecer a Terra Santa. “ Fomos em 50 pessoas, passamos por Itália, Israel, Jordânia e palestina, num total de 17 dias, Algumas pessoas já eram nossos amigos, outras conhecemos depois. Em 2014 fomos novamente para a Itália e também conhecemos a França, Portugal e Espanha “, conta ele.
   Clarisse afirma que nas viagens acabaram por conhecer os dois últimos papas, um orgulho para os católicos. Outros momentos marcantes foram a renovação do batismo no Rio Jordão, na Palestina, e a renovação dos votos de casamento.
   No Brasil o casal tem o hábito de viajar sozinho, de carro, mas para o exterior a escolha foi integrar um grupo. “ Essas viagens são cansativas, todo tem seu horário certo mas não precisamos nos preocupar com nada, qualquer problema eles resolvem. ( A Agência ) providencia seguro, hospedagem, passagem. Também nos sentimos mais seguro com um guia “explica Batistute.
   Eles contam que em uma das viagens um passageiro teve um mal-estar e precisou ir ao hospital, sendo tudo resolvido pela agência. “ Os guias já estão preparados , têm paciência e sabem como agir nesses casos. Antes da viagens também fazemos reuniões onde eles explicam todos os procedimentos, como por exemplo levar os medicamentos de uso contínuo, roupa extra na bagagem de mão, sapatos confortáveis, como é o clima da região !, destacam.
   Com a alta do dólar, Batistute e Clarisse aainda não saben se irão para o exterior no próximo ano, sendo que um dos próximos destinos deve ser o Leste Europeu. Para este ano a viagem já tem data e local marcados: Gramado, no Rio Grande do Sul. “ Íamos viajar por conta, de carro, mas ficamos sabendo de um grupo que irá para o Natal Luz e vamos nos juntar a eles “, conta Clarisse. (E.G). FOTO: GUSTAVO CARNEIRO. ( FONTE; Especial FOLHA DA SEXTA, COMPORTAMENTO, páginas 14,15,16,17,18,19,20 e 21, 2  de outubro de 2015,
  publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares