segunda-feira, 5 de outubro de 2015

FÁBRICA DE FOICES FOI A PRIMEIRA INDÚSTRIA DE LONDRINA


     

   J. B. MINATTI abriu a Officina de Foices, pioneira da cidade, em 1933.

   Não haveria como ser diferente: a primeira indústria a se instalar na Londrina que crescia no meio da floresta era uma fábrica de enxadas, enxadões, foices, chapas de aço, marretas e todo material útil para construir casas de madeira em terra vermelha. O ano era 1933 e a empresa, a Comércio e Indústria Minatti – mais conhecida como Officina de Foices Minatti.
    A fachada da empresa ficava na Rua Mato Grosso 1.001, mas ocupava quase todo o quarteirão entre a Santa Catarina e a Avenida Celso Garcia Cid. Na parte de trás, a Officina onde, além da fabricação de utensílios para o campo , também era possível consertar a carroça ou o caminhão. Daquela época, nenhuma parede restou: hoje, o endereço é só um estacionamento, sem qualquer memória do passado.
   O fundador da Officina Minatti foi Jacob Bartolomeu Minati, um irreverente descendente de italianos que aos 19 anos veio de Assis  (SP) ganhar a vida por aqui, mostram os registros do Museu Histórico Padre Carlos Weiss. Chegou em 17 de Janeiro de 1931. A foto da Officina Minatti, datada de 1947 e que ilustra esta reportagem , está no Museu, mas o autor é desconhecido.

   Futebol

   J. B. Minatti ficou rico no negócio e se tornou uma figura singular. Amigo do poder e cheio do dinheiro, era poeta e amante do futebol. Foi um dos fundadores do Londrina Esporte Clube, em 5 de abril de 1956. Tinha até um time: o Operário de Londrina.
   “ Como ele era muito fã do Palmeiras, meu avô apelidou o principal objeto criado e produzido na fábrica como foice Palmeira “, conta a neta, Janaina Minatti. Londrina também deve a construção do Estádio Vitorino Gonçalves Dias . o VGD . a Minatti. Em 1944, o empresário pediu uma doação de terras ao prefeito, o então capitão Achilles Pimpão Ferreira, polêmico delegado de quem era muito amigo – e fez o que pode para levantá-lo.
   Conseguiu a doação do terreno com Mister Arthur Thomas mas acabou bancando a maior parte dos custos. Mais tarde, em 1951, a Prefeitura de Londrina comprou o estádio, tornando-o público e trocando o nome de Achilles Pimpão Ferreira – batizado por Minatti – para o do professor de educação física Vitorino Gonçalves Dias.

   Falência


   A Officina Minatti acabou pouco antes de 1982. ! A empresa entrou em falência porque meu avô gastava o dinheiro que tinha sem ligar para nada.  Ele  gostava mesmo era de se divertir “, conta a neta. Segundo ela, era comum o avô deixar dívidas na praça. “ Era o jeito dele: cheio do dinheiro e totalmente despreocupado.”
   “ Meu vô tinha uma birra com uma juíza e no dia que foi pagar algumas dívidas no fórum para evitar a falência, brigou com ela. Na discussão, xingou a juíza e acabou ficando sem a empresa porque ela decretou a falência definitiva do negócio “, diz Janaína. Com o fim da Officina Minatti teve um derrame e faleceu em 1982.
   A esposa de Minatti, Olga Longuini Minatti, com quem teve 11 filhos, faleceu em 1997. A neta conta que a matriarca era o braço operacional da Officina. “ Ela cozinhava para todos os funcionários e sempre deixava tudo muito organizado. Foi uma batalhadora junto com ele “.  * Leia mais www.jornaldelondrina.com.br ( MARCELO FRAZÃO
  –  marcelof@jornaldelondrina.com.br, página 10, geral, HISTÓRIA, publicação do JORNAL DE LONDRINA, domingo, 4 de outubro de 2015). 

Um comentário:

  1. Era um homem a frente do seu tempo, um trabalhador inčansavel, ajudou muito a cidade de Londrina e tinha bons amigos. Dizem que foi até delegado de Londrina.

    ResponderExcluir

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares