Produtoras da região do Norte Pioneiro venceram nas três categorias do Concurso Café Qualidade
Pela primeira vez, as três categorias da 13ª edição do Concurso Café Qualidade tiveram mulheres nos primeiros lugares. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira (29), em Mandaguari, e reuniu cerca de 350 participantes. Foram premiados produtores de café natural, cereja descascado e de produtores da agricultura familiar.
A avaliação foi feita por oito degustadores que qualificaram atributos como aroma, sabor, gosto residual, doçura e acidez.
Na categoria café natural, a produtora premiada foi Ceres Trindade de Oliveira. Foi a primeira vez eu a cafeicultora se inscreveu no concurso. “Agora quero aumentar a produção para concorrer de novo no ano que vem”, conta.
Mais doce
Ceres produz café em Joaquim Távora, Norte Pioneiro. A fazenda fica numa altitude acima dos 650 metros, o que favorece a produção de um café mais doce – um dos aspetos avaliados pelos juízes do concurso. Nove dos quinze cafés premiados são de municípios daquela região.
Além de Joaquim Távora, a lista de áreas produtoras de cafés vencedores inclui Tomazina, Ibaiti, Ribeirão Claro, Japira e Cornélio Procópio. Em Londrina, só o produtor Luiz Carlos Bessa foi premiado. Ele ficou em 5º lugar na categoria micro lote , que contempla cafés especiais de agricultores familiares.
O concurso é promovido pela Câmara Setorial do Café e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). Os cafés especiais serão comprados pela Câmara Setorial por R$ 740 a saca de 60 quilos, quase o dobro do preço do café tradicional, que tem a saca vendida em média por R$ 400.
Segundo o coordenador do concurso, Paulo Sergio Franzini, o objetivo é estimular a produção de cafés especiais “ A ideia é atestar que o Estado produz cafés aprovados em concursos de padrão oficial, legitimar a qualidade do café paranaense”, destaca. ( VINICIUS BESSI
jornalismo@jornaldelondrina.com.br página 8 , geral, CONCURSO, sexta-feira, 30 de outubro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário