quarta-feira, 16 de setembro de 2015

UM BOSQUE CHEIO DE HISTÓRIAS

    


     Os galhos que hoje abrigam milhares de pombas já serviram de sombra para momentos lúdicos de Londrina.

  Historicamente, ele é mais antigo que a própria cidade. Em 1931, três anos da criação de Londrina, e muito antes dos vários prédios e construções que hoje o cercam, o Bosque Marechal Cândido Rondon já estava lá. Na época, era apenas um terreno doado ao município pelos colonizadores ingleses. Nem nome tinha, o que viria a acontecer em 1958 – numa homenagem ao sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon.
   Ocupou, logo de início, o espaço que se tornaria o centro de Londrina, com suas perobas, figueiras, ingás e tantas outras árvores nativas. Infelizmente, hoje o local ´de muito mais conhecido pela enorme quantidade de pombas – 300 mil, estimam os biólogos – do que por um verdadeiro patrimônio da cidade.
   No decorrer dos anos, o Bosque passou por muitas mudanças. No começo da década de 50, na gestão d prefeito Milton Menezes, foram instalados no ali um viveiro de animais, parque infantil, quadra poliesportiva, vestiários e sanitários públicos.
   Foi quando o advogado Sebastião Nei dos Santos começou a ver sua história entrelaçada com a praça central de Londrina. “ Eu trabalhava na Prefeitura, que ficava onde hoje é o Bradesco da Rua Souza Naves “, recorda Santos. “ Então passava todo dia pelo Bosque “.
   Assim que se casou , em 1962, ele foi morar no Edifício Bosque,  na esquina da Rua Piauí com Rio de Janeiro. Por lpa ficou até 1970.
   O advogado não se esquece do pau d’alho eu ficava em frente à Catedral. ! Quando chovia, ele soltava um cheiro agradável. Minha mulher descia com minhas filhas para brincar no Bosque e na Concha Acústica. Era um local aprazível, um pulmão verde da cidade”, conta.
   A cara do Bosque mudou ainda mais no começo dos anos 70, quando na gestão do prefeito Dalton Paranaguá, ocorreu o alargamento da Rua Piauí e ali foi instalado o terminal de ônibus de Londrina. O espaço foi cercado e passou a impedir a entrada de visitantes. Em 1988, com a transferência do terminal, o antigo virou um grande estacionamento.
   Em 1991, na gestão do prefeito Antonio Belinati, foram iniciadas obras reivindicadas pela Associação dos Amigos do Bosque, “ Três mil assinaturas de todo o centro apoiaram a causa. Surgiu, então,  uma nova área de lazer, com equipamentos de ginástica, pista para caminhada, ciclovia e o espaço foi batizado de Zerinho “.
   Em 2011, o ex-prefeito Barbosa Neto tentou reabrir o bosque para o trânsito de veículos. Mas a intenção foi barrada por uma ação judicial movida por uma ONG ambiental, que contou com forte apoio da opinião pública.

   OÁSIS


    Um verdadeiro oásis: essa é a definição dada ao Bosque pela irmã Lucimar Stefanelo, eu chegou a Londrina em 1968 para trabalhar no Colégio Mãe de Deus. Quando era professora de Ciências, levava os alunos para aula prática no Bosque.
   “ A gente estudava os nomes científicos das ároves, era ótimo para o aprimoramento de estudantes “, comenta. Não era à toa. No último levantamento das árvores do Bosque foram contadas 62 espécies, sendo 39 nativas locais, 11 nativas do Brasil e 12 exóticas.
   Nos mais de 40 anos de contato da irmã Lucimar com o local, muitas outras árvores encheram de orgulho os londrinenses que passavam pelo centro da cidade. “ O Bosque sempre foi um ótimo lugar para respirar, e onde as pessoas se sentiam bem e felizes “, lembra a irmã.
   Aos domingos à tarde, pais passeavam com os filhos na praça verde do centro, e suas entranhas recebiam o som das músicas cantadas e tocadas por grupos de amigos. “ Tenho a esperança que isso volte “, confia a freira, cheia de fé. ( Página 12, ESPECIAL AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE, publicação do jornal |FOLHA DE LONDRINA, , quarta-feira, 16 de Setembro de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares