domingo, 6 de setembro de 2015

NOTÍCIAS DA CHÁCARA


               

   GUAXES – Chegam revoando para lá e para cá, numa grasnação frenética, mas a gente vai acostumando, gostando, e se torna um canto doce. São lindos, negros, com a faixa escarlate que vemos só quando voam. Penduram em palmas das palmeiras seus ninhos em formato de sacola, e passam o dia a revoar e grasnar, saudando a primavera que flore nos ipês, nas mangueiras, nas laranjeiras, no jasmineiro, nas orquídeas.

   A BOLSA   despenca / o governo desespera / mas prosperam floradas / avança a primavera.

   HERAS do muro vão envolvendo o portão pelas beiradas, penso se devo ou não anotar para o jardineiro podar. Normalmente eu poderia,  tarefa pequena, mas a idade vai chegando e a mente vai obedecendo o corpo.  Aos 66, a tarefa já não é tão leve e fácil, porque não passar para ele? Acontece que ele tem 76, e num dia de trabalho apara a grama, faz podas, varre, rasteia, coroa as covas, aduba, enfim, tudo que o gerente Tempo me manda anotar para ele fazer. Resolvo então saber a visão de Dalva sobre este assunto futural ( o futuro, bem ou mal ), mas esqueço, e o jardineiro vem e vai, e a hera continua lá avançando no portão.

   NEURÔNIOS, neurônios / vocês são terríveis / me dão esquecimentos / inesquecíveis.

   VELHA POCILGA, onde queimamos galhos e folhas, estava com muita cinza acumulada, curtida por uma chuva, uns três metros cúbicos de cinza, quem lida com pá sabe que não é pouco. Pois coei tudo na peneira, enchi dúzia de ótima cinza para misturar com esterco, adubo ancestral desde a Roma Antiga. Terminei a tarde todo dolorido mas, diante do serviço bem feito, feliz que nem criança que faz o próprios brinquedo. E a melhor cerveja é temperada com suor.

O CACHO já tem bananas meio comidas pelos passarinhos, muitas maduras,  e outras irão madurar logo, é preciso consumir. Então cortamos em pedaços e colocamos na panela de barro. Sem  óleo nem água, só as bananas. E vamos mexendo com a colher de pau de fundo reto, para ir desgrudando da panela os pedaços que vão dissolvendo, virando massa que enfim borbulha. Aí desligamos, deixamos amornar e comemos com pão saído do forno. Se existe coisa melhor, Deus guardou para si.

   VERANICO no meio do inverno produz seus frutos. Laranjeiras deram duas floradas seguidas, a segunda quando já tinham laranjinhas. As jabuticabeiras ainda têm jabuticabas da última carga, e já estão com nova florada. Não é à toa que o planeta é redondo feito fruta.

FORMIGAS cortadeiras voltam com seus grandes formigueiros mas, antes que ataquem as árvores, espalhamos iscas de veneno em redor e pronto, desaparecem. Também combatemos os formigueiros da praça, os saquinhos de veneno são baratinhos. Porque esperar da sobrecarregada Prefeitura uma ação tão simples que a gente pode fazer?


   FELIZ POR PEQUENICES:  / catar o lixo da rua / dar frutas aos passarinhos / olhar no olho da lua. ( Página 21, cultura, espaço DOMINGOS
 PELLEGRINI d.pellegrini@sercomtel.com.br  publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 6 de setembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares